Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Quinta-feira, 29.09.11

Pequenos, mas grandes voluntários

“De pequenino se torce o pepino”, provérbio verdadeiro em tantas situações da vida, é-o com grande pertinência na aprendizagem de servir os outros sem nada receber em troca. Exemplo foram os 14 Infantes da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vidago (AHBVV)."

Foi com este objectivo que a AHBVV de Vidago durante as férias de Verão motivou os pequenos bombeiros , Infantes, catorze no total, a participarem na vida da corporação. E, foi um regalo vê-los envolvidos nas várias tarefas que lhe foram atribuídas.
O contacto com a realidade de uma associação de bombeiros teve o mérito de “despertar a curiosidade, o gosto pelo voluntariado e a ajuda aos outros”, referiu o Comandante Cadete da AHBVV, salientando que são valores humanos fundamentais.
Numa sociedade que se tornou mais individualista e com a crescente necessidade de apoio à população, numa altura de crise, “começam também a faltar voluntários, pelo que estas acções, pretendem despertar nas crianças o estímulo pelo voluntariado”. 
Passar as “férias” no quartel proporcionou, também, uma familiaridade com o corpo activo, com as viaturas e com todo o restante equipamento, e, ao mesmo tempo, desenvolveram actividades regulares, “como se fossem bombeiros grandes”, assim como “outras tarefas em prol do voluntariado”.

“As crianças gostaram muito desta experiência, evidenciando grande satisfação”, referiu o Comandante, situação que, agora, sempre que haja da parte das crianças alguma disponibilidade, sobretudo ao fim-de-semana, “vêm até ao quartel”.

Além das actividades mais direccionadas para a “vida no quartel”, ao longo do Verão, foram proporcionadas outras acções de carácter lúdico, tais como visitas, passeios BTT, entre outros. Esta iniciativa, garantiu o Comandante, “repetir-se-á no próximo ano, e é agradável assistir à disponibilidade e entrega das crianças no serviço de voluntariado”.

fonte: Diário Actual

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 19:25


Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Setembro 2011

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930




Tags

mais tags