Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Terça-feira, 16.08.11

Vila Franca de Xira: Chamas por Cima dos Prédios em Vialonga

População ajuda a travar chamas

A coluna de fumo era visível a quilómetros de distância e os habitantes de Vialonga, em Vila Franca de Xira, não conseguiam tirar os olhos das chamas que consumiam o Monte Serves em duas frentes activas. O vento acabou ontem à tarde por ser o pior inimigo dos 154 bombeiros de 17 corporações, apoiados por 42 viaturas. Um heli-pesado Kamov foi determinante no combate das chamas, que lavravam por cima dos prédios de Vialonga.

O alerta foi dado às 14h16, com as chamas a começarem junto à Aguieira, numa zona habitada mas onde as residências nunca estiveram em perigo, fruto da pronta intervenção dos bombeiros. Numa largura com um quilómetro, as chamas desceram o monte em duas frentes, com a do lado da Verdelha do Ruivo a ser a primeira a ser dominada.

A necessidade do Kamov em ir abastecer ao Montijo fez com que a outra frente lavrasse por zonas de difícil acesso, com alguns populares a ajudarem os bombeiros. O regresso do helicóptero – que abastecia de água numa pedreira perto – acabou por levar ao controlo das chamas, com o fogo a ser dominado pelas 19h40.

Também durante a tarde, as chamas atingiram o concelho de Palmela, nomeadamente as localidades de Palhota, Vale do Alecrim e Olhos de Água. Mais a Sul, os bombeiros combateram fogos na zona da Gâmbia, em Setúbal, e no Cercal do Alentejo, já perto do litoral alentejano.

FOGOS NO NORTE E CENTRO DO PAÍS

Também no Centro e Norte do País as chamas consumiram mato, mais propriamente em Mangualde da Serra, Gouveia, onde estiveram uma centena de homens, 24 veículos e dois aviões bombardeiros. Já no distrito de Bragança, um incêndio deflagrou às 14h55 em Cabanas de Cima, Torre de Moncorvo, mobilizando ao fecho desta edição cerca de 80 bombeiros.
 
fonte: CM

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 07:23


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  





Tags

mais tags