Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Terça-feira, 19.06.12

Exercício LivEx testa Plano Municipal de Emergência

É já na próxima quinta-feira que o exercício LivEx vai testar a operacionalidade e capacidade de resposta do Plano Municipal de Emergência do Funchal, que deverá ser aprovado até ao final deste ano.

Nelson Bettencourt, comandante dos Bombeiros Municipais do Funchal, explicou que este plano terá a duração de 12 horas, com início as 9h e términus às 21h, e vai testar quatro cenários: inundações na baixa do Funchal, incêndio na área de restauração do Centro Comercial Madeira Shopping, acidente rodoviário complexo com matérias perigosas e multivítimas e ainda a derrocada de um edifício.

Os meios envolvidos no exercício vão reunir a Comissão Municipal de Protecção Civil, cerca de 50 viaturas de socorro, 200 meios humanos entre bombeiros, Cruz Vermelha, PSP, GNR, SEMER, vários meios humanos da própria autarquia, juntas de freguesia, 100 figurantes e outros tantos manequins.

Bruno Pereira. vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal, refere que este exercício pretende ser o mais real possível para testar meios, operacionalidade e capacidade de resposta, pelo que prevê alguns condicionamentos ao trânsito no Funchal, em virtude da circulação dos veículos de emergência. Deste modo, apela à compreensão dos munícipes e pede para que não se alarmem com o movimento anormal de ambulâncias.

No mesmo dia será testado também, em tempo real, o novo site que a Câmara do Funchal preparou para accionar em caso de emergência. "O alerta Funchal!" será um 'dark site', que ficará apenas operacional em caso de emergência, e que pretende ser uma ferramenta essencial na comunicação com a população. No 'site' podem ser encontrados os alertas metereológicos, as estradas condicionadas, as últimas notícias, informação para os desalojados, procedimentos em caso de cheias ou outras tragédias, entre outras.

Este 'site' será sempre accionado em parelelo com a declaração de qualquer alerta e com a activação do Plano Municipal de Emergência. Existe também disponível uma versão para 'smartphones'.

Na quainta-feira, além da área do Madeira Shopping, os restantes exercícios vão decorrer na Praia Formosa e nas antigas instalações do Matadouro, junto à Ribeira de João Gomes.

Fonte: Dnoticias

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 19:42


Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Junho 2012

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930




Tags

mais tags