Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Sábado, 20.08.11

Pastor Encurralado e Queimado pelo Fogo

Hélio Cunha sofreu queimaduras
durante o fogo que lavrou
desde quarta-feira no Sabugal.
Na A25, em Celorico da Beira,
a proximidade do fogo
obrigou a cortar a circulação
Sabugal: Arderam três mil hectares de floresta em três dias 

"Fui salvar o gado do meu vizinho, mas quando cheguei a um cruzamento o fogo estava em cima de mim e eu sem poder fazer nada", contou ontem ao CM Hélio Cunha, que sofreu queimaduras de 2º grau nos braços, numa mão e na cabeça, no Sabugal. Este foi o caso mais grave nos incêndios florestais que, com a subida das temperaturas, voltaram a dar que fazer aos bombeiros.  

O "inferno", como dizem os habitantes de Quinta de São Domingos, começou pelas 23h10 de quarta-feira, em Bendada, e só ontem ao fim da manhã foi dado como dominado, mas com constantes reacendimentos.
Hélio Cunha estava a trabalhar na quinta quando a patroa sugeriu que fosse ajudar a apagar o incêndio. O pastor, de 48 anos, viu um pátio com vacas, cabras e vitelas e não hesitou em salvar os animais: "Abri a vedação e mandei-os embora."

O fogo "ainda estava longe" e Hélio orientava os animais para um local seguro, mas quando chegou a um cruzamento foi surpreendido pelas chamas. O pastor e agricultor ficou encurralado e desesperado. Uma vizinha pediu socorro, que demorou 45 minutos a chegar, devido à irregularidade do terreno.
"Se tivesse sido logo socorrido agora estava melhor, mas o terreno tem muitas rochas de granito e o acesso é complicado", explicou ontem o pastor. A Protecção Civil lamenta os prejuízos ambientais e os três mil hectares de área ardida.

fonte: CM

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 10:22


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  





Tags

mais tags