Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Sábado, 10.09.11

"O Maior Salvamento do Mundo"

"Todos temos presente aquela manhã de 11 de Setembro de 2001, em Nova Iorque. As imagens chegavam-nos através dos canais de televisão. Perplexos vimos em chamas as Torres Gémeas do World Trade Center, logo após um avião ter embatido na Torre Sul. Dezassete minutos depois da primeira colisão um segundo avião colidiu na Torre Norte. Menos de uma hora depois da primeira colisão, mais de mil bombeiros, centenas deles de férias ou folga - e mesmo aposentados - apresentaram-se ao serviço para salvarem vidas. Dos 2.753 mortos das Torres Gémeas, 343 eram bombeiros do Departamento de Bombeiros de Nova Iorque.

Depois do colapso da Torre Sul, os bombeiros que entretanto acorreram ao local e que conseguiram socorrer muitas vítimas e esvaziar quase completamente os andares abaixo dos que estavam incendiados, deslocaram-se para a Torre Norte para continuarem a sua missão.
Entretanto esta torre desabou. Pensa-se que cerca de 200 bombeiros estavam na Torre Norte quando ela desmoronou.

Sacrificando a sua vida, os 343 bombeiros que perderam a vida nas Torres Gémeas, salvaram, no decorrer da sua acção, cerca de 25.000 pessoas, realizando o que o prefeito de Nova Iorque, Rudolph Giuliani considerou ter sido « o maior salvamento do mundo».
Estes bombeiros foram então reconhecidos como genuínos heróis, porque sabendo que corriam risco de vida na Torre Norte, depois do colapso da Torre Sul do World Trade Center, permaneceram nos seus postos, sanvando vidas.

Dez anos depois desta dolorosa epopeia, constitui um dever de todos os cidadãos, evocarem o exemplo de generosidade destes homens e torna-lo reflexo da imagem dos Bombeiros, de todo o Mundo.

Nesta data, para além da expressão de solidariedade dirigida aos Bombeiros de Nova Iorque e a todos os familiares dos bombeiros vitimados por tão brutal acontecimento, a Liga dos Bombeiros Portugueses saúda cada homem e cada mulher, que nas fileiras dos corpos de bombeiros de Portugal, de qualquer natureza, entregam-se quotidianamente à causa «Vida por Vida», a bem da humanidade."

Este texto foi enviado para o meu Corpo de Bombeiros pela Liga dos Bombeiros Portugueses e está afixado para ser do conhecimento de todos. Esta comunicação está assinada pelo Presidente do Concelho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses Exmo. Sr. Duarte Caldeira.

Decidi partilhar porque todos deviam de ter conhecimento e assim apresentar a minha sincera Homenagem a todos aqueles que Lutaram naquele fatídico dia e aos que perderam a vida a tentar salvar outras vidas. Apresento também a minha Homenagem a todos os meus camaradas que lutam dia-a-dia pelo Mundo fora!

por Sara Marques

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 20:16



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Setembro 2011

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930




Tags

mais tags