Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Sábado, 15.10.11

Força Aérea pronta a intervir no combate a incêndios

A Força Aérea está pronta a colaborar no combate aos incêndios florestais, através da cedência de bases para apoio e reabastecimento de aeronaves e de missões de reconhecimento do terreno, informou o Ministério da Defesa.

A disponibilidade para "colaborar de imediato" foi manifestada esta semana à Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) e quando foi prolongado o dispositivo de combate a fogos até ao final de outubro.

Segundo uma nota do Ministério de Aguiar-Branco, a Força Aérea "tem capacidade para desempenhar missões aéreas de reconhecimento, avaliação e coordenação, através das suas aeronaves Allouette III".
Além disso, "poderá também ceder as suas bases aéreas, quer no apoio a aeronaves destacadas em permanência, quer no reabastecimento de outras aeronaves".

Nos contactos que manteve com a Proteção Civil, a Força Aérea manifestou ainda a possibilidade de colaboração na prevenção e vigilância.

O Ministério da Defesa adianta que a Força Aérea está em condições de assumir o combate direto às chamas a partir de 2012, "o que obrigará à necessidade de reconversão e adaptação das suas aeronaves, entre as quais os Allouette III".

Quinta-feira foi o dia com mais incêndios florestais este ano, com um total de 418 fogos, de acordo com dados da ANPC.

Nesse dia, o Conselho de Ministros decidiu autorizar o reforço do dispositivo de combate a incêndios até 31 de outubro, prorrogando até esta data o período crítico, no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

A 03 de outubro, o ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, tinha decidido reforçar até hoje o dispositivo de combate a fogos florestais.

Uma fonte da ANPC disse na segunda-feira à agência Lusa que outubro está a ser o "mês com maior número de ocorrências dos últimos 12 anos".

Fonte: RTP1

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 18:24


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Outubro 2011

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031




Tags

mais tags