Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Quarta-feira, 15.06.11

Lagarto gigante perto de creche

Lagarto gigante perto de creche







"Fiquei espantado quando vi o bicho, enorme, no meio da estrada. Mas se não me assusto com touros-bravos não era o lagarto que me ia apavorar." Foi assim que Florenço Cardoso, 59 anos, descreveu o que sentiu quando se deparou com um réptil de um metro e meio de comprimento, pelas 15h00 de ontem, na rua da Erra, em Coruche, a vinte metros de uma creche.


Florenço foi a primeira pessoa a avistar o lagarto de grandes dimensões, popularmente conhecido como varano (o seu habitat natural são algumas ilhas da Indonésia) e chamou a GNR.


Segundo fonte militar, o animal "terá escapado do circo que esteve na cidade há duas semanas, e os proprietários foram de imediato avisados".


Esta força policial, juntamente com os bombeiros de Coruche e o Serviço de Protecção da Natureza, capturaram o réptil e transportaram-no para o Instituto da Conservação da Natureza, em Alcochete, onde foi visto por uma equipa de veterinários.


"Há uma creche aqui perto e o bicho podia ter fome e atacar as crianças", contou ainda Florenço Cardoso ao CM.


"O bicho parecia um enorme jacaré. Nunca tinha visto nada assim" disse ao nosso jornal, impressionado, Laurentino de Carvalho, um reformado de 72 anos que também avistou o animal e acompanhou a sua captura.


SÃO AGRESSIVOS E EXCELENTES CAÇADORES


Os varanos são lagartos de grandes dimensões, carnívoros e extremamente agressivos. Inserem-se no grupo do maior lagarto vivo dos dias de hoje – o dragão de Komodo, que habita na Indonésia. São répteis muito rápidos com os sentidos de visão e olfacto bastante apurados. Os varanos são mesmo considerados como o grupo mais evoluído dentro dos lagartos. São vistos como excelentes caçadores.

Por: Sara C. Carrilho
Fonte: CM

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 16:58


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Junho 2011

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930




Tags

mais tags