Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Segunda-feira, 29.08.11

Grândola: Comandante “Indignado” com Centro de Orientação de Doentes

Os bombeiros transportaram
o homem ao hospital,
mas receiam não
conseguir cobrar a factura
Bombeiros criticam recusa do INEM
 
O comandante dos Bombeiros de Grândola, Ricardo Ribeiro, está "indignado" com a recusa de um transporte por parte do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM, no caso de um indivíduo vítima de uma agressão com arma branca.

Segundo apurou o CM, o agredido, imigrante do Leste da Europa a residir no Litoral Alentejano, envolveu-se numa rixa durante a noite de sábado na Feira de Grândola, mas só perto da hora do almoço de ontem é que pediu auxílio aos bombeiros.

"Foi uma chamada directa para a corporação. O indivíduo deixou passar várias horas até que se apercebeu que precisava de socorro", disse ao CM o bombeiro, acrescentando que a corporação "não vai conseguir cobrar o serviço" ao imigrante, devido às dificuldades sócio-económicas do mesmo.

"Não percebo como é que o CODU não deu procedimento. O homem tinha um ferimento com 12 centímetros de comprimento e 1,5 centímetros de profundidade, estava estabilizado e acabámos por ser nós a fazer o transporte ao hospital". O comandante da corporação referiu ainda que o transporte vai custar "cerca de 100 euros", numa altura em que, à semelhança do que acontece noutros locais do País, a corporação de bombeiros sofre com graves problemas financeiros.

Contactada pelo CM, fonte do gabinete de imprensa do INEM explicou que, depois de feita a avaliação clínica, a vítima apresentava-se "consciente, orientada, com a hemorragia controlada e sem qualquer outro sinal" que comprovasse que a situação fosse "emergente, não justificando a atribuição de transporte" ou o uso de recursos e verbas destinadas ao socorro e que não se justificavam num caso com estas características.

 fonte: CM

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 11:30


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  





Tags

mais tags