Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Terça-feira, 20.09.11

Gestos Que Salvam: Colocar a Vítima na Posição Lateral de Segurança

Se a vítima está inconsciente mas a respirar normalmente, deve ser colocada numa posição que assegure a protecção da via aérea. A esta posição chama-se Posição Lateral de Segurança (PLS). Esta posição evita a queda da língua, que pode obstruir a via aérea, e a entrada de vómito ou outras secreções nas vias respiratórias, que podem igualmente comprometer a permeabilidade da via aérea.

Posição Lateral de Segurança - passo a passo

Retire todos os objectos estranhos que possam magoar a vítima durante a execução desta técnica (por exemplo, óculos, chaves dos bolsos, desapertar o colarinho).

Ajoelhe-se ao lado da vítima e estenda-lhe os braços e as pernas. Coloque o braço da vítima mais próximo de si dobrado ao nível do cotovelo de forma a fazer um ângulo recto com o corpo, ao nível do ombro e com a palma da mão voltada para cima.

Dobre o outro braço sobre o tórax de forma a encostar a face dorsal da mão à face da vítima, do seu lado. Com a sua mão, mantenha a mão da vítima encostada à face, de forma a controlar o movimento da cabeça.

Com a outra mão, segure a coxa da vítima do lado oposto ao seu, imediatamente acima do joelho, e erga-a, mantendo o pé no chão, de forma a dobrar a perna da vítima ao nível do joelho.

Mantenha uma mão a apoiar a cabeça e puxe a perna da vítima ao nível do joelho, rolando o corpo da pessoa na sua direcção.

Ajuste a perna que fica por cima, de modo a formar um ângulo recto ao nível da coxa e do joelho. Se necessário, ajuste a mão sob a face da vítima para que a cabeça fique em extensão. Confirme se a vítima continua a respirar normalmente, isto é, sem fazer ruído.

Ligue 112 e siga as orientações que lhe forem transmitidas.

Caso o socorro demore mais de 30 minutos: deve desfazer a PLS e voltar a fazê-la, para o lado contrário, para evitar problemas circulatórios.

Se a vítima deixar de respirar normalmente, deve ser colocada em decúbito dorsal e iniciar de imediato manobras de Suporte Básico de Vida.

Fonte: INEM

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

por Diário de um Bombeiro às 23:05


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Setembro 2011

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930




Tags

mais tags