Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Segunda-feira, 08.08.11

Bombeiros: Associação alerta para falta de efectivos

Reunião com ministro da Administração Interna:

A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) alertou esta segunda-feira o ministro da Administração Interna para as dificuldades financeiras das câmaras municipais para apoiarem os bombeiros e para a falta de efectivos nas grandes cidades.

"Alertámos para a falta de efectivos nas maiores cidades do País, lembrando que dois terços da população portuguesa depende dos bombeiros profissionais, sendo a situação grave em termos operacionais", revelou o presidente da ANBP, Fernando Curto, após uma reunião com o ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, e com o secretário de Estado da tutela, Filipe Lobo D´Ávila. 

Além da falta de efectivos profissionais, a associação disse ainda estar preocupada com o facto de tanto o Estado como a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) "terem dificuldades em financiar as câmaras municipais que dispõem de bombeiros profissionais".  
"Neste momento, uma associação de bombeiros voluntários pode receber apoios da ANPC, mas uma câmara municipal que tenha bombeiros sapadores e municipais não os pode receber porque entende-se que duas entidades públicas não se podem financiar uma à outra e isto deveria ser revisto", exemplificou.  

Outro dos assuntos abordado na primeira reunião entre a ANBP e a nova tutela da administração interna foi a questão da "situação intermunicipal dos bombeiros das zonas metropolitanas", matéria que necessita de "uma reorganização das forças em termos de segurança".  
A situação das viaturas especiais das equipas que lidam com matérias perigosas, existentes em Lisboa, Porto e Coimbra, também necessitam, na opinião da Associação, de uma "intervenção urgente em termos operacionais". 

Fonte: Correio da Manhã

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 17:27



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  





Tags

mais tags