Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Quinta-feira, 02.12.10

Condeixa: Novo Comando Tomou Posse, Ficam em Baixo as Fotos do Aniversário

Novo comandante dos Bombeiros de Condeixa tomou ontem posse e mostrou o seu entusiasmo. Paz está de volta à corporação
«Reposição da normalidade». A expressão foi de Henrique Fernandes, governador civil de Coimbra, que ontem a aplicou à festa de comemoração do 33.o aniversário dos Bombeiros Vo-luntários de Condeixa-a-Nova. «Esta é a notícia», afirmou ainda o responsável máximo pela protecção civil no distrito, que felicitou a corporação, mais do que pelo aniversário – que é mais um – pela capacidade demonstrada nos últimos tempos para voltar a ser um todo. A turbulência relativamente recente deu agora lugar a um clima de paz: há uma nova direcção, em funções há seis meses, e um novo comando, que ontem foi empossado.
“Não escondo o orgulho. Sinto-o”
Daniel Costa, presidente da direcção, não escondeu, na sessão solene, o seu «nervosismo». Recordou que nada do que ontem viveu é novo na sua vida, já que exerceu, entre outras, funções de vereador responsável pela Protecção Civil durante muitos anos. Mas como responsável máximo da associação apresentou-se, pela primeira vez, em palco. Garantiu que consigo na direcção, muitas coisas vão funcionar de forma diferente. «Vamos perceber que se trata de uma instituição em crescimento», afirmou, no início da sua intervenção, para dar de seguida a conhecer todo um conjunto de iniciativas em curso, como a angariação de novos sócios, a nova página de Internet já em pleno funcionamento ou o apoio de muitas instituições e empresas que têm permitido à corporação um investimento “zero” na aquisição de equipamentos e serviços.
Mas marcante foi, sem dúvida, a tomada de posse do novo comandante (e do segundo comandante), que ocupa agora um lugar que, durante muitos meses, foi gerido interinamente, pelo segundo comandante. Fernando Gonçalves assinou a tomada de posse e passou a ocupar o lugar que, provisoriamente, estava nas mãos de José Augusto Marques. «É a pessoa que mais condições reúne. Tem currículo, conhecimentos, determinação. Condições para que a direcção e comando se apresentem como um todo», enumerou Daniel Costa.
Fernando Gonçalves falou na «honra» que é para si assumir o comando, manifestando o seu «elevado sentido de responsabilidade» e «entusiasmo» com que vai encarar a sua nova missão. «Não escondo o orgulho. Sinto--o», afirmou. Mais, disse ter «a certeza» de que pode contar com o apoio da direcção, dos órgãos sociais, do corpo activo e da população em geral.
No seu primeiro acto oficial como comandante, Fernando Gonçalves traçou o retrato de um concelho onde os serviços dos bombeiros têm vindo a aumentar, fruto de uma «grande área urbana, uma zona industrial em crescimento, uma importante mancha florestal e três eixos rodoviários importantes (auto-estrada, IC3 e IC2)». E perante este cenário, reafirmou o seu compromisso de «servir com zelo e lealdade».
Na cerimónia estiveram também António Simões, da Federação dos Bombeiros do Distrito de Coimbra, e Ferreira Martins, comandante distrital de operações de socorro. Também a Liga dos Bombeiros Portugueses se representou, através do seu vice-presidente, Paulo Hortênsio, que condecorou os bombeiros da corporação com 30 ou mais anos de serviço. No decorrer da cerimónia foram medalhados outros bombeiros, instituições e empresas.  

Novo quartel começa a ser desenhado em 2011
O presidente da direcção dos Bombeiros Voluntários de Condeixa deixou a garantia: a partir do segundo semestre de 2011 começam as diligências para a construção de um novo quartel. Para já ainda nada existe de concreto, mas Daniel Costa assegurou que se vai começar a trabalhar no assunto. Mas alertou que «será um processo complexo», para durar «quatro anos». «Continuaremos a tratar com a Câmara a questão do terreno e as várias hipóteses de financiamento», afirmou, garantindo que o actual quartel não será para vender, mas antes para aproveitar para outras finalidades.
Jorge Bento, presidente da Câmara de Condeixa, deixou expresso o seu apoio, afirmando que «está na altura de começarmos a pensar num novo quartel». Apesar da crise e da necessidade e cortes orçamentais, «para os Bombeiros de Condeixa não vai haver cortes nenhuns», garantiu ainda. 
in: DC

Desfile Apeado
Baptismo de Viatura ABTM

Novo Comandante, Fernando Gonçalves

Condecoração com Medalha de Assiduidade
Baptismo de Viatura VOPE

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 12:51



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Dezembro 2010

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031




Tags

mais tags