O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) está a ministrar um curso para Tripulantes de Ambulância de Socorro (TAS), na ilha Terceira, com a duração de 210 horas.
Estão inscritos na formação 20 elementos de diversas corporações de bombeiros da Região, nomeadamente Angra do Heroísmo, Praia da Vitória, Velas, Calheta Madalena, Horta, Santa Maria, Ribeira Grande, Ponta Delgada e Flores.
O curso de tripulantes de ambulância de socorro habilita os formandos com conhecimentos teóricos e práticos que lhes permite exercer a actividade de Tripulantes de Ambulância de Socorro, ao adquirirem competências que lhes conferem capacidade para identificar situações de risco de vida e aplicar o respectivo protocolo de actuação; proceder à remoção e extracção de sinistrados; efectuar triagem em situações multi-vitímas e proceder à avaliação, remoção, estabilização de doentes ou sinistrados que requeiram assistência antes e durante o seu transporte.
Dos conteúdos a abordar durante as 5 semanas de formação destacam-se o Exame da Vítima, Adjuvantes da Via Aérea, Acidente Vascular Cerebral, Convulsões, Suporta Básico de Vida Adulto, Criança e Lactente, Traumatismos diversos e outras situações de excepção.
Os formandos que concluírem a acção de formação com sucesso iniciarão a sua progressão na carreira de tripulantes de ambulância de socorro, sendo-lhes facultada a possibilidade de frequentarem outras acções formativas de carácter mais especializado na área da emergência pré-hospitalar.
Este curso, que está a decorrer deste 5 de Setembro e se prolongará até 8 de Outubro, insere-se na oferta formativa do SRPCBA, que integra ainda acções outras áreas do socorro e da sensibilização da população em geral.
fonte: Faial Digital