Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Sexta-feira, 15.04.11

Setúbal: Bombeiros Municipais Tiveram Sete Comandantes em Nove Anos

“Socorro pode estar em causa”


"Vive-se uma situação em que está em causa o socorro à população", alertou ontem Fernando Curto, presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP). O responsável esteve na Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, corporação que se debate com falta de pessoal. Para um socorro "eficaz", faltam 39 bombeiros, e nove vão este ano para a reforma, sendo que cinco deles são chefes.

"Já aconteceu a viatura da auto--escada não sair ou a ambulância do INEM não sair por falta de pessoal. Isto é muito grave, está em causa o socorro à população", exemplificou o presidente da ANBP. "A população cresce, mas o pessoal do corpo de bombeiros não acompanha este crescimento", explicou Fernando Curto, que vai pedir "uma reunião de urgência com a presidente da câmara municipal para dar conta da situação que se vive nos Sapadores e para resolver o problema".
Em nove anos, os bombeiros tiveram sete comandantes. "Isto cria uma situação de enorme instabilidade". Para além do horário de trabalho, que não acompanha a lei, Fernando Curto denuncia "um favorecimento aos bombeiros voluntários por parte da coordenação da Protecção Civil, em detrimento dos Sapadores, com claro prejuízo da população".
Em declarações à Lusa, o vereador da Protecção Civil Carlos Rabaçal diz que as acusações são "criminosas" e nega que a segurança da população esteja em risco.

por Lurdes Mateus
fonte: CM

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 20:04



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Abril 2011

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930




Tags

mais tags