As corporações de bombeiros de Covilhã e Sertã vão receber viaturas de combate a fogos florestais antes da fase mais crítica (Charlie) da época de combate a incêndios (de 1 de Julho a 30 de Setembro).
As duas viaturas fazem parte das cinco prometidas para o distrito de Castelo Branco em 2008 "está entregue o veículo urbano de combate a incêndios ao Fundão, foi entregue um veículo de salvamento e apoio táctico a Cernache, e vão ser entregues, em princípio, no mês de Junho as viaturas de combate a fogos florestais à Covilhã e Sertã, a viatura de Belmonte, um veículo tático tanque, está em concurso".
Segundo Rui Esteves, comandante distrital do centro de operações de socorro, as 5 viaturas correspondem às necessidades mais prementes das 12 corporações, à época, e serão comparticipadas em 70% por fundos comunitários e os restantes 30% pelo governo civil de Castelo Branco.
O comandante garante ainda que as corporações de bombeiros do distrito vão iniciar a época com as contas liquidadas por parte da Autoridade Nacional de Proteção Civil "despesas de combustíveis, alimentação, reparação de viaturas e todas as despesas apresentadas no âmbito da ANPC estão pagas na íntegra às 12 corporações do distrito".
Excluí-se desta listagem a reparação de duas viaturas sinistradas, no ano passado, uma da corporação da Covilhã outra de Cernache do Bonjardim, pelo facto de ainda não terem apresentado facturas.
fonte: Rádio Cova da Beira