Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Sábado, 03.09.11

Crónica de Um Dia de Chuva ao Sol

A grande “aventura” que se iniciou à mais de 600 anos ainda está longe de chegar ao fim. Talvez sim, pensam uns, talvez não, dizem outros, mas a verdade é que longe vão os tempos da “Companhia do Caldo e do Nabo”, primeira Companhia de Bombeiros de Lisboa, criada em 17 de Julho de 1834 pela Camara Municipal de Lisboa. Neste momento, existem mais de 450 Corpos de Bombeiros em Portugal, divididos entre Municipais, Sapadores, Voluntários e Privados e que contam nas suas fileiras com mais de 40.000 Bombeiros.

D. João I, através da Carta Régia de 23 de Agosto de 1395, tomou a primeira iniciativa em promulgar a organização do primeiro Serviço de Incêndios de Lisboa, ordenando “que em caso que se algum fogo levantas-se, o que Deus não queria, que todos os carpinteiros e calafates venham àquele lugar, cada um com seu machado, para haverem de atalhar o dito fogo. E que outros sim todas as mulheres que ao dito fogo acudirem, tragam cada uma seu cântaro ou pote para acarretar água para apagar o dito fogo”.

Estabelecia também que os pregoeiros da cidade saíssem de noite pela ruas, a avisar, em voz alta, os moradores, de que deveriam tomar cuidado com o lume em suas casas.

É verdade que continuamos a ter Carpinteiros, Padeiros, Pedreiros e todas as outras profissões no seio dos Bombeiros com uma “pequena” diferença. Neste momento, temos Homens e Mulheres, que apesar das suas profissões, abraçaram uma outra profissão que é ser Bombeiro em Portugal.

Apesar de Bombeiro Voluntário não ser profissão, a verdade é que somos muito profissionais no que fazemos, a maioria tem acesso à formação especializada e, graças ás novas tecnologias, quem não tem possibilidade de frequentar cursos de formação, pode sempre aumentar o seu conhecimento.
No decorrer dos meus 26 anos de serviço, tenho assistido a grandes mudanças nos Bombeiros em Portugal. Muitas dessas mudanças foram no sentido de melhorar o socorro em Portugal, outras mudanças….nem por isso. Foram criadas outras valências para o socorro, bem ou mal, foi alterada legislação com leis boas e outras menos boas, mas, a verdade é que muito se tem evoluido no socorro em Portugal.

Infelizmente, o que não evolui, são as mentalidades de certos “Velhos do Restelo” que continuam com as suas “quintas e quintais” e que muito têm contribuido para impedir o crescimento normal dos Bombeiros em Portugal. É por situações destas que foi criado a FEB, os GIPS e vamos ver o que mais vem.
Diga-se que a criação destas forças não veio trazer uma maior eficácia no socorro mas, sem duvida que veio mostrar as lacunas que existem nos Bombeiros Voluntários  Portugueses.

Estas forças mostram,  a quem interessa, uma organização, disciplina, rigor, profissionalismo e imagem diferente para quem é socorrido. É graças a essa imagem transmitida que estas forças ganham aos pontos aos Bombeiros Voluntários. Ainda está bem presente a campanha feita pelo INEM e hoje, emergência já se fala em INEM, mesmo que a ABSC seja a dos Bombeiros.

Quero acreditar que os Bombeiros Voluntários deste País vão “abrir” os olhos e rumar para a frente, quero acreditar que é possivel mostrar à população e aos governantes que não somos “coitadinhos”, somos profissionais no que fazemos. Quero acreditar que cada um dos 40.000 Bombeiros querem ser tratados como profissionais.

Longe vai o tempo em que ser Comandante de um CB era estatuto social, parece-me que existem Comandantes que não pensam assim.

Acabem com as “quintas”, acabem com as “guerras” e trabalhem para um bem comum que, não é mais nem menos, o que todos nós jurámos.

A “Companhia do Caldo e do Nabo” foi criada em 1834 mas ás vezes parece que ainda existe em vários pontos do nosso Portugal embora com outros nomes.

Pedro Artur Ferreira
        Subchefe
     B.V. Alverca

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 00:22



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Setembro 2011

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930




Tags

mais tags