Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Segunda-feira, 23.05.11

Ricardo Santos: «Um desfibrador pode ajudar a salvar uma vida»

Ricardo-Santos-JSsataoRicardo Santos, da JS Sátão, deixa aqui a sua opinião.


Um desfibrador pode ajudar a salvar uma vida


«Ninguém pode negar a importância de um Corpo de Bombeiros, para qualquer cidade. Nos lugares onde ele não existe, a preocupação da população é grande. O serviço do Bombeiro, atualmente, não se resume apenas a apagar incêndios.
A evolução das corporações nas áreas de controlo de tragédias, epidemias, catástrofes, incêndios, assistência médica de emergência e resgate de vítimas de acidentes em lugares de difícil acesso é algo patente nos dias de hoje.

A importância na assistência médica pelos bombeiros é de extrema importância, pois são eles os primeiros a chegar na grande maioria dos casos. São eles que prestam os serviços primários de socorro as vítimas e, muitas vezes, são eles que salvam a vida a essas pessoas.
O bombeiro é o herói do imaginário de todos nós, as crianças ficam maravilhadas quando da passagem de um carro de bombeiros, mesmo sabendo que ele está indo em socorro, sim, porque quando o bombeiro é chamado é para ajudar alguém em dificuldades.

Milhares já morreram na tentativa de salvar a vida de outras pessoas ou tentando minimizar os prejuízos alheios. Ninguém é bombeiro por acaso, é necessário ter vocação para fazer o bem e ter consciência social e interesse pelos problemas da sociedade.

Posto isto, também a Juventude Socialista de Sátão tem um profundo sentido de ação social e dever cívico, tentar ajudar os Bombeiros na sua tarefa diária, ou seja salvar vidas.
Surgiu, então, a ideia de angariar verbas para a compra de um desfibrilador, instrumento electrónico que é utilizado quando existe paragem cardíaca, ajudando na reanimação da vítima. Instrumento indispensável a qualquer quartel de bombeiros, e daí e com a ajuda de todos decidimos angariar fundos para a compra de um desfibrilador para os Bombeiros Voluntários de Sátão.

Nunca se sabe se um dia vamos ser nós a precisar, porque nunca ninguém está livre de ter um contratempo na vida.

Os bombeiros têm um lema que é “Vida por Vida”, vamos ajudar a cumprir esse lema, e tentar fazer também parte desta nobre missão que é salvar vidas

Ricardo Santos -  Coordenador da JS Sátão – Viseu, 23 de Maio de 2011.

fonte: viseumais.com

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 19:30



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Maio 2011

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031




Tags

mais tags