Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Sexta-feira, 22.03.13

Santarém: Bombeiro “especializa-se” em partos no dia do pai

Um bombeiro dos Municipais de Santarém é um verdadeiro especialista em partos urgentes e inesperados no dia do pai.

A “tradição” começou o ano passado, a 19 de março, dia de São José e do feriado municipal de Santarém, quando, poucos minutos depois de entrar ao serviço, Paulo Dionísio, tripulante de ambulância do INEM, foi chamado para uma situação de emergência que se viria a revelar muito especial.

“Entrei às 7h00 da manhã e cerca das 7h15 fomos acionados para uma emergência na estrada do campo, perto da Ribeira de Santarém, onde tivemos de assistir uma mãe que estava em trabalho de parto”, recordou Paulo Dionísio ao Rede Regional.

O parto foi feito ali mesmo, correu bem, e foi um momento especial até porque ele próprio tinha sido pai há poucas semanas.

Este ano, quando entrou de serviço a 19 de março, Paulo Dionísio recordou-se desse episódio mas estava longe de pensar que a história se ia repetir… mas repetiu…

Ainda dentro do turno, às 6h25, a ambulância de Paulo foi acionada para responder a uma emergência com uma jovem em trabalho de parto. Em princípio, segundo os dados que tinham vindo do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), seria uma tarefa simples, de transportar a parturiente para o hospital, mas acabou por não ser bem assim.

“Quando chegámos, a jovem estava com grande dilatação e, olhando para o protocolo médico, decidi fazer o parto em casa pois corria-se o risco de o período expulsivo se iniciar no vão de escada ou no elevador, o que seria muito pior”, descreve Paulo Dionísio, que pediu apoio da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER), que, por traço do destino, não estava disponível.

Mesmo sem VMER, o parto estava eminente e não havia tempo a perder. Paulo teve de se desenrascar sozinho, apenas com a ajuda de um estagiário, e de um pai muito nervoso.

“É sempre um grande risco para nós, tripulantes de ambulância, tomarmos a decisão de fazer um parto em casa. Mas também seria uma grande responsabilidade entrarmos com a vítima dentro do elevador e depois termos de fazer o parto ali. Equacionei os riscos e penso que a decisão tenha sido a mais correcta - e foi - porque o bebé está bem e a mãe também”, analisa Paulo Dionísio.

O bebé nasceu às 6h59 e às 10h00, três horas depois, Paulo foi visitá-lo ao hospital e ficou bastante satisfeito ao saber que ele já tinha mamado, já estava a dormir e já estava no quarto de visitas.

“É um grande alívio e sai-nos dos ombros uma grande responsabilidade. Os bombeiros têm muitas situações complicadas, nomeadamente as que envolvem crianças acidentadas. Nós temos sempre momentos complicados. Muitas das vezes trabalhamos por impulso porque as coisas têm de ser feitas no momento ou já pode ser tarde demais”, afirma.

Com 37 anos de idade e 17 como bombeiro, Paulo Dionísio sabe bem como um minuto pode ser a diferença entre a vida e a morte. Por isso pede a todos os que se cruzam com uma ambulância em emergência que facilitem a sua passagem. “As pessoas dizem que andamos sempre a apitar e depressa demais mas nós só queremos chegar o mais depressa possível porque esse minuto pode ser decisivo”, esclarece.

Apesar do stress que uma situação destas envolve, muitas vezes há momentos de alguma piada. Neste último parto, ao contrário dos desejos da jovem mãe, o marido não queria assistir e muito menos tirar fotografias ao nascimento do filho, como a esposa lhe tinha pedido. Mas, dadas as circunstâncias, acabou por ter de assistir à força.

“Quando os pais ou os familiares estão assim nervosos nós atribuímos algumas tarefas simples para estarem entretidos e não nos atrapalharem a nós”, revela Paulo. Neste caso, a jovem família contou com o apoio de uma amiga e vizinha, que tirou as fotografias, libertando o pai dessa missão indesejada.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 18:28



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Março 2013

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31




Tags

mais tags