Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Sábado, 22.09.12

Doentes de cancro pagam transporte


Alguns doentes de cancro estão a pagar o transporte nas ambulâncias dos bombeiros quando vão a consultas de oncologia. O alerta parte do comandante dos bombeiros de Borba, Joaquim Branco, frisando que há pessoas carenciadas a pagar mais de 20 euros para se deslocarem ao Hospital de Évora.

As novas regras do Ministério da Saúde para o transporte de doentes não urgentes estipulam que os doentes oncológicos têm direito ao transporte gratuito, mas pago pelo Serviço Nacional de Saúde, sem limite de deslocações mensais, desde que o utente tenha a obrigatória prescrição do médico. Joaquim Branco explica que os doentes de cancro "estão a pagar o transporte", porque alguns médicos não passam as requisições.
Segundo o comandante, os doentes de Borba pagam 22 € para ir ao Hospital de Évora, o custo dos 122 km das viagens de ida e volta. "Quando vão fazer tratamento trazem a requisição, mas quando vão à consulta não a têm e precisam pagar o transporte", sublinha Joaquim Branco.
Para além dos doentes oncológicos, há também problemas com as pessoas que precisam de fisioterapia, já que a maioria passou a pagar. Esta alteração provocou uma diminuição do número de pessoas em tratamento, tal como refere o comandante dos bombeiros de Montemor-o--Novo, João Coelho: "Transportávamos 20 pessoas por dia e agora é uma ou duas", afirmou.
Em Mourão, os bombeiros já não levam doentes à fisioterapia. "Ficaram todos curados", ironiza o comandante José Bagage.
O presidente da Administração Regional de Saúde do Alentejo, José Robalo, afirma que ainda "não há restrição ao transporte pelo critério económico", porque o sistema não está a funcionar. Os doentes com rendimentos até 628€/mês e situação clínica que justifique estão isentos do pagamento do transporte.
ALENTEJO GANHA AMBULÂNCIAS E DESFIBRILHADORES
Onze concelhos do Alentejo vão ter, a partir de 1 de Outubro, postos de emergência médica, nas corporações dos bombeiros e equipados com ambulâncias e desfibrilhadores, segundo o INEM. Os postos vão ser instalados nas corporações de Aljustrel, Almodôvar, Serpa, Alter do Chão, Avis, Campo Maior, Fronteira, Gavião, Monforte, Sousel e Alpiarça. Os protocolos de colaboração serão estabelecidos na próxima segunda-feira e prevêem a entrega de 11 ambulâncias.

Fonte: Correio da Manhã

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 12:10


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Setembro 2012

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30




Tags

mais tags