O mês de Dezembro ficou marcado pela ocorrência de cerca de 700 sismos locais e regionais, dois dos quais sentidos em Portugal continental, em Reguengos de Monsaraz e Lamas, indicou o Instituto de Meteorologia.
Segundo os dados recolhidos pela Rede Sísmica Nacional, o sismo em Reguengos de Monsaraz teve uma intensidade máxima II/III na escala de Mercalli modificada e o de Lamas, no Cadaval, foi registado com uma intensidade máxima III.
O sismo de Reguengos de Monsaraz, com uma magnitude de 2,3 na escala de Richter, foi sentido a 6 de Dezembro de 2011 às 03h28 e teve o epicentro a 14 quilómetros a noroeste da cidade alentejana.
No Arquipélago dos Açores foram sentidos dois sismos na Ilha de São Miguel, sendo que o de maior intensidade abalou a Ribeira Grande com grau IV.
O sismo ocorreu às 16h24 (17h24 em Lisboa) de 29 de Dezembro de 2011, com o epicentro a situar-se a um quilómetro ENE de Santa Bárbara, concelho da Ribeira Grande, ilha de São Miguel.
Segundo informação do Instituto de Meteorologia, o sismo atingiu a magnitude de 3.0 na escala de Richter.
Em termos de sismicidade mundial, foram registados 41 sismos com magnitude igual ou superior a 5, sendo o de maior magnitude aquele que ocorreu na região da Papua Nova Guiné a 14 de Dezembro de 2011 às 05h05.
O sismo teve uma magnitude de 7,3 na escala de Richter, com o epicentro a localizar-se a uma profundidade de 115 quilómetros, a cerca de 223 quilómetros a norte de Port Moresby, capital da Papua Nova Guiné.
A escala de Richter mede a magnitude do sismo, enquanto a de Mercalli classifica a intensidade a partir dos seus efeitos em pessoas e estruturas na superfície da Terra.
Fonte: Lusa/SOL