Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Domingo, 25.11.12

INEM e Centro Hospitalar Universitário de Coimbra assinam protocolo de integração das VMER no serviço de urgência

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e o Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC) assinam amanhã, dia 26 de novembro, um protocolo com vista à integração das Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) do Instituto nos respetivos serviços de urgência.

Na prática, INEM e Serviços de Urgência do CHUC vão partilhar os seus recursos, potenciando-se sinergias com os recursos humanos e materiais existentes nestes dois serviços. Com este acordo, obtêm-se ganhos de eficiência dos meios, melhora-se a manutenção das competências técnicas dos profissionais e assegura-se uma perfeita ligação entre o pré e o intra-hospitalar.
Estes ganhos são também obtidos ao garantir não só a capacidade de resposta das equipas de emergência na vertente do pré-hospitalar nas localidades onde estão inseridas, mas também uma intervenção ativa e significativa nos Serviços de Urgência dos Hospitais em que estas VMER estão localizadas. Assim, o médico e enfermeiro que constituem a tripulação das VMER passam também a desempenhar funções nos serviços de urgência onde os meios estão sedeados.

Uma outra importante vertente que as instituições que assinam os Protocolos pretendem reforçar com esta iniciativa é a do acompanhamento do transporte de doentes críticos urgentes entre unidades de saúde. Ou seja, as duas VMER localizadas nos Hospitais da Universidade de Coimbra e no Hospital dos Covões passam também a estar disponíveis, além das situações de emergência pré-hospitalares, para realizar transferências intra-hospitalares de doentes críticos, com todas as vantagens inerentes, ao nível do acompanhamento por uma equipa altamente especializada.

A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) é um veículo de intervenção pré-hospitalar destinado ao transporte rápido de uma equipa médica ao local onde se encontra o doente. A sua equipa é constituída por um médico e um enfermeiro e dispõe de equipamento de Suporte Avançado de Vida.

As cerimónias de assinaturas dos protocolos vão decorrer na Administração Regional de Saúde do Centro, em Coimbra, às 11 horas. O Presidente do INEM, Miguel Soares de Oliveira, o Presidente do Conselho de Administração do CHUC, José Martins Nunes, e o Presidente da ARS Centro, José Tereso, vão estar presentes na cerimónia.
 
 
por INEM

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

por Diário de um Bombeiro às 13:27


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Novembro 2012

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930




Tags

mais tags