Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Quarta-feira, 02.05.12

Principais acidentes ferroviários dos últimos dois anos

2012
2 Maio – Trinta e três pessoas ficaram feridas, duas delas com alguma gravidade, na colisão de dois comboios na estação de Caxias, concelho de Oeiras. Um dos comboios estava parado na estação de Caxias, devido a um atropelamento na estação contígua de Paço de Arcos, que obrigou à restrição da circulação, e outro comboio, que circulava em marcha lenta, embateu naquela composição.
29 Abril - O condutor de um motociclo ficou ferido ao ser colhido por um comboio quando atravessava uma passagem de nível da Linha do Oeste, em Leiria.
24 Abril - Um motociclista foi colhido por um comboio na passagem de nível de São Marcos da Serra, Messines. O homem terá partido a cancela ao embater com a motorizada e caído para a linha férrea, tendo sido depois colhido pelo comboio Alfa-Pendular que seguia em direcção a Faro.
17 Abril – Um comboio abalroou uma carrinha na Linha do Douro, em Vale de Figueira, concelho de São João da Pesqueira, e os dois ocupantes da viatura ficaram gravemente feridos.
9 Abril – Um homem de 30 anos foi colhido mortalmente por um comboio urbano no apeadeiro de Francelos, em Gaia, quando atravessava a passagem de nível.
11 Março - Um homem de 83 anos morreu na sequência de uma colisão entre um veículo de passageiros e um comboio numa passagem de nível sem guarda, na Manta Rota, no concelho de Vila Real de Santo António (Algarve).
19 Fevereiro - Um homem de 70 anos morreu atropelado por um comboio perto da estação da Bobadela, Loures.
25 Janeiro – Uma pessoa foi colhida mortalmente por um comboio Alfa-Pendular no apeadeiro de Miramar, Vila Nova de Gaia.
15 Janeiro – Uma mulher foi colhida mortalmente por um comboio numa passagem de nível no Largo da Feira, na cidade de Olhão.
9 Janeiro - Uma mulher de cerca de 50 anos foi colhida mortalmente por um comboio numa zona de atravessamento não autorizado da freguesia de Areosa, em Viana do Castelo. Existia ali uma passagem de nível que foi recentemente encerrada, no âmbito de um plano de supressão das travessias perigosas elaborado pela Câmara de Viana do Castelo e pela Refer.
09 Janeiro – Um homem morreu atropelado por um comboio regional junto ao viaduto das Cardosas à entrada da cidade de Portimão. O filho da vítima revelou que o pai sofria de problemas de surdez e que por isso não se terá apercebido da aproximação do comboio.
2011
16 Dezembro – Um homem de cerca de 40 anos foi colhido por um comboio junto à estação ferroviária de Coina, acabando por morrer no local.
27 Novembro – Um homem de cerca de 50 anos foi colhido mortalmente por um comboio intercidades na linha do Norte, perto de Estarreja, quando circulava numa zona não autorizada a peões.
17 Novembro – Um ciclomotor foi colhido por um comboio na linha do Oeste, junto à passagem de nível com guarda de Runa, no concelho de Torres Vedras, causando a morte do condutor, um homem de 71 anos.
7 Outubro - Um veículo pesado de mercadorias foi abalroado por um comboio de passageiros na Linha do Oeste, em Caixeiros, Sobral de Monte Agraço, causando sete feridos, um deles em estado grave.
23 Setembro – Um homem de cerca de 60 anos morreu no apeadeiro de Coimbrões (Vila Nova de Gaia), atropelado por um comboio Intercidades com destino a Porto-Campanhã.
13 Setembro – Uma mulher de 50 anos morreu vítima de um atropelamento ferroviário por um Alfa Pendular, em Francelos, concelho de Gaia.
12 Setembro - Uma pessoa foi colhida por um comboio na Cruz Quebrada-Dafundo, Linha de Cascais, interrompendo a circulação de comboios no sentido Cais do Sodré – Cascais.
09 Setembro – Uma mulher de 50 anos foi colhida mortalmente por um comboio na zona de Ovar.
25 Agosto – Pai e filho, de 41 e seis anos, morreram atropelados por um comboio na estação da Póvoa de Santa Iria, Vila Franca de Xira, suspeitando a polícia de que se tenha tratado de um homicídio/suicídio.
12 Junho – Um homem de 88 anos foi mortalmente atropelado por um comboio Alfa na estação do Entroncamento.
29 Abril – Uma pessoa morreu quando foi colhida por um comboio na linha ferroviária do Algarve, perto da estação da Fuseta
16 Março – Três pessoas ficaram feridas quando a viatura em que circulavam foi colhida por um comboio de mercadorias, na passagem de nível da Ponte Nova, Ovar, onde a cancela estava levantada, mas a sinalização obrigava a paragem.
13 Fevereiro – Uma mulher aparentando cerca de 70 anos foi colhida mortalmente por um comboio na Linha do Vouga, perto de São Paio de Oleiros, concelho de Santa Maria da Feira, quando seguia a pé pela ferrovia.
29 Janeiro – Uma pessoa foi colhida na linha de comboio entre Coimbra B e Pampilhosa, perto de Souselas, numa zona de não circulação de peões, e foi transportada com vida para os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC).
2010
22 novembro – Uma mulher de 79 anos foi atropelada mortalmente por um comboio, no apeadeiro da Madalena, em Gaia, quando atravessava a linha férrea, sem se aperceber da aproximação do comboio.
3 Novembro - Uma mulher foi colhida mortalmente por um comboio intercidades na Linha do Norte, na zona de Bencanta, Coimbra.
01 Novembro - Um homem de 40 anos foi mortalmente colhido por um comboio na Linha de Sintra.
23 Outubro – Um homem de 74 anos caiu à ferrovia e morreu atropelado por um comboio, perto do apeadeiro de Donas, concelho do Fundão, na Linha da Beira Baixa.
10 Outubro – Uma viatura ligeira foi abalroada por um comboio na linha do Oeste, numa passagem de nível com sinalização perto da Malveira, resultando na morte dos dois ocupantes.
17 Setembro - Um homem foi colhido mortalmente por um comboio na Linha do Norte, numa passagem de peões da passagem de nível da Espadaneira, em Coimbra.
16 Agosto - Uma pessoa foi colhida por um comboio na Linha do Norte, entre Esmoriz e Ovar. A fonte, que não soube especificar o sexo da pessoa, afirmou desconhecer também o que esteve na origem do acidente.
12 Junho – Uma mulher de cerca de 30 anos foi colhida por um comboio na estação de Algés mas não sofreu ferimentos graves. Fonte da CP adiantou tratar-se de «uma colhida de raspão, nem foi um atropelamento» tendo sido a vítima «projectada para a plataforma».
9 de Junho - Três pessoas morreram ao serem colhidas por um comboio proveniente de Paris e com destino a Lisboa. O acidente ocorreu na zona de Riachos, junto a Torres Novas.

Fonte: Lusa/SOL

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 19:12


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Maio 2012

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031




Tags

mais tags