Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Sábado, 18.12.10

Condeixa: Bombeiros Solidários Com os Mais Carenciados

“Apoie esta causa e ajude quem necessita!” O desafio pertence aos Bombeiros Voluntários e ao Clube de Condeixa, que se uniram em torno de uma causa solidária. O objectivo é aquecer” o Natal de quem mais precisa, no concelho e no distrito.
A ideia nasceu, explica Tiago Picão, bombeiro da corporação de Condeixa, devido «aos tempos de crise» e se o lema dos bombeiros, realça, «é ajudar o próximo», os bombeiros resolveram alargar essa ajuda, que habitualmente é materializada em operações de socorro ou combate a incêndios, estendendo-a a outras áreas. E essa vontade de ajudar acabou por assumir, neste período festivo, a forma de uma campanha de solidariedade. “Natal Solidário 2010” foi a designação escolhida pelos Bombeiros e pelo Clube de Condeixa, que se juntaram por esta causa.
Em última análise, trata-se de uma «campanha de recolha de bens para os mais necessitados», sublinha Tiago Picão, fazendo notar que, num contexto de crise como o que actualmente se vive «há muita gente com dificuldades e que precisa de ajuda».
«O nosso objectivo é reunir o maior volume possível de bens», sublinha o bombeiro, acrescentando que «há bens que, muitas vezes, temos em casa e não nos fazem falta, por vezes, nem sequer os usamos e podem ajudar muita gente necessitada». E aponta, nomeadamente para cobertores, mantas ou sacos-cama, bem como roupas de cama, de bebé e mesmo de adulto, sem esquecer os utensílios de cozinha e os brinquedos. Importante é, alerta, «que estejam em bom estado», de forma poderem ser utilizados por quem precisa.
Mas a campanha contempla, também, bem alimentares, claramente necessários, no entender de Tiago Picão, referindo uma gama muito lata de artigos que podem ser entregues, e que vão desde o leite ao açúcar, passando pelos enlatados, particularmente atum e salsichas, feijão, grão-de-bico, azeite, arroz, massa e até mesmo bacalhau. «A quem precisa tudo faz falta», refere aquele bombeiro, enfatizando os efeitos negativos da crise que se faz sentir no país em geral e à qual nem o concelho de Condeixa nem o distrito de Coimbra escapam.
Campanha alargada
Bens que podem ser entregues no quartel dos Bombeiros de Condeixa, mas também no Clube de Condeixa, muito embora neste último caso com um horário mais limitado aos dias úteis, a partir das 18h00. Tiago Picão não esquece, no apelo de solidariedade lançado pelos Bombeiros e pelo Clube de Condeixa, as empresas ou até mesmo os particulares com capacidade para serem mais beneméritos em termos de quantidade. Por isso, e se houver um “carregamento” de bens para doar, basta, sublinha, entrar em contacto com os Bombeiros de Condeixa, pois rapidamente estes se irão organizar no sentido de «irmos buscar os donativos onde for necessário».  E este contacto pode ser feito para o quartel, através dos telefones 239 942 115 ou 239 941 503, mas também directamente para Paulo Simões (910 541 900)Tiago Picão (915 714 909) ou ainda para Daniel Costa Jr. (915 714 908).
Os donativos, diz ainda Tiago Picão, devem ser preferencialmente entregues até amanhã, todavia, admite, «há pessoas que já disserem que queriam participar, mas ainda não tiveram tempo para recolher o que pretendiam». Por isso a campanha vai prolongar-se por mais alguns dias, no sentido de permite alargar o mais possível o leque de solidariedade. «Esperamos que as populações, particularmente de Condeixa, adiram a esta causa», refere ainda aquele bombeiro e um dos responsáveis pela iniciativa.
Quanto aos bens recolhidos, o seu destino começa, afirma, «pelas famílias mais carenciadas do concelho de Condeixa». Todavia, esta causa solidária pretende ser mais abrangente e envolvente, de forma a «ajudar o mais possível outras famílias, também necessitadas, de Coimbra e de todo o distrito». O objectivo é só um: «proporcionar um Natal mais acolhedor a quem mais precisa», remata.
 
in: Diário de Coimbra

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 22:30


Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Dezembro 2010

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031




Tags

mais tags