Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Domingo, 03.04.11

Vila Verde: Bombeiros Ganham Mais uma Unidade de Formação

Está previsto entrar em funcionamento, no corrente mês de Abril, a unidade local de formação de bombeiros (ULFB) que está a ser instalada na freguesia de Godinhaços, em Vila Verde.
Esta unidade local de formação resulta de um investimento directo do município de Vila Verde, em articulação com a Associação Humanitária dos Bombeiros locais, a Junta de Freguesia de Godinhaços e a Associação Cultural Desportiva e Recreativa (ACDR) de Godinhaços. A autarquia vilaverdense anunciou ontem que o concelho 'vai acolher uma das mais modernas e especializadas unidades locais de formação de bombeiros de Portugal'.

De acordo com a mesma fonte, esta unidade vem responder 'a um conjunto muito alargado de necessidades de formação dos bombeiros dos distritos de Viana do Castelo e Braga'.
É também a consumação de um sonho dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde que estão a ajudar a instalar 'uma unidade preparada para ministrar formação altamente qualificada'.

Esta ULFB fica instalada numa área de terreno contíguo ao campo de jogos de Godinhaços, comportando áreas de formação para combate a incêndios urbanos e industriais, em espaços confinados (busca e salvamento em espaços estreitos e de difícil acesso), materiais perigosos e fogos florestais.

Existe uma área de dez hectares baldios para a realização de fogos controlados e ensaios para incêndios florestais. 
Dispõe de sala de operações/briefings e duas salas para formações teóricas, com capacidade para 34 formandos.
A unidade terá ainda à sua disposição os balneários, bar-café e campo de jogos da ACDR de Godinhaços.

'Estamos a dar um importante contributo no âmbito das necessidades de formação/qualificação de que carecem os nossos sistemas operacionais locais, regionais e nacionais na área da Protecção Civil, mas esperamos fazer desta unidade uma das melhor preparadas a nível nacional, pelo que aguardamos, agora, os contributos de organismos com intervenção e responsabilidades a nível nacional', afirmou o presidente da Câmara de Vila Verde, António Vilela, numa visita recente ao local.

Na mesma ocasião, o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde, Carlos Braga, registou 'o empenho e impulso decisivos da autarquia' e referiu-se a 'um sonho que se torna realidade e que coloca Vila Verde como referência a nível nacional'.
O presidente da Junta de Freguesia de Godinhaços, Germano Sameiro Faria, por seu turno, realçou a importância daquele projecto 'para dar vida a esta terra e ao norte do concelho. Amarra-mos o projecto ‘com unhas e dentes’ e sempre dissemos que ajudaríamos a instalar esta unidade aqui'.

por Redacção
fonte: Correio do Minho

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 15:42


Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Abril 2011

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930




Tags

mais tags