
A Federação de Bombeiros do Distrito de Viseu (FBDV) tem, para o corrente ano, um Plano de Actividades ambicioso e robusto.
A par da realização conjunta de Seminários e Workshop ’s e da comemoração do Encontro de Bombeiros do Quadro de Honra ( BV Tabuaço, 16 de Junho) e do Dia Distrital do Bombeiro ( BV Castro Daire, 20 de Outubro), irá ter lugar o Acampamento Distrital dos jovens bombeiros, nos BV Moimenta da Beira, em data a indiciar, no 1º. Semestre do ano.
Sem prejuízo de um Seminário a realizar no 2º semestre, em local a indicar, já estão agendados dois outros, a realizar nos BV Sátão, a 27 de Abril, relativo a formação de desencarceramento em veículos híbridos e eléctricos e nos BV Lamego , a 8 de Junho, abordando a temática “O meio ambiente e a protecção civil”.
Também irá decorrer um “Workshop” , nos BV Castro Daire, a 18 de Maio, versando o tema “ Stress Operacional” e uma Jornadas Técnicas, na mesma vila, a 16 de Novembro.
A par destas iniciativas que pretendem demonstrar a vitalidade, a dinâmica e a organização da Federação, a FBD Viseu tem ainda prevista para o ano corrente, a dinamização e implementação de 3 programas, todos eles inspiradores de um novo rumo e mobilizadores de vontades e adesões aos novos tempos e realidades.
São eles: “Academias de Bombeiros” –“Proximidade Bombeiros-Autarquias” e “Renovação Geracional e de Género “ .
São três eixos estratégicos de intervenção prioritária.
O ingresso precoce de jovens nas estruturas dos bombeiros é a opção acertada para antecipar respostas sólidas a eventuais constrangimentos no recrutamento próximo. Apostar neste Programa é investir nos recursos humanos, enquanto elemento central de qualquer Organização, e agarrar o Futuro, com a vitalidade e a dinâmica própria das novas gerações.
Por outro lado, a proximidade, a sensibilidade e a responsabilidade das Câmaras Municipais para a área dos Bombeiros e Protecção Civil recomenda que, à escala colectiva, se desenvolvam programas de franca cooperação e articulação entre aquelas Entidades. Será acertado que esta colaboração, sem intromissões nem apropriações, constitua o padrão no relacionamento recíproco.
Por último, trazer mais elementos femininos, seja para o Corpo de Bombeiros, seja para os Órgãos Sociais revela abertura e disponibilidade para acolher outras perspectivas, novos hábitos de trabalho e outros formas de organização.
A FBD Viseu, visando a harmonização de procedimentos e articulação de objectivos, ultima o guião de cada um dos Programas e a sua operacionalização terá lugar nas semanas seguintes ao período da Páscoa.
por ViseuMais