Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Segunda-feira, 25.03.13

O Fundo de Protecção Social dos Bombeiros e os Bombeiros

O Fundo que um dia foi criado para apoiar os Bombeiro nas mais variadas situações difíceis das suas vidas, tem cada vez mais razão de existir, de ser divulgado, de ser ampliado e ser aplicado em todos os casos devidamente regulamentados, mas também em casos pontuais que esta vida de miséria a que estamos a ser condenados nos está a conduzir. E os Bombeiros, enquanto pessoas, não fogem às dificuldades acrescidas que nos últimos tempos têm vindo a afectar e a degradar as condições de vida da maioria do povo português e especialmente as classes mais desfavorecidas.

Dadas as circunstâncias penosas que todos estamos a atravessar, e os Bombeiros, enquanto pessoas, não fogem à regra, penso que é altura da Liga fazer mais um trabalho aturado de divulgação do Fundo, de preferência em sintonia com as Federações, de modo a que os responsáveis das Associações, especialmente aqueles que estão há menos tempo na grande família de Bombeiros e portanto menos conhecedores das potencialidades do Fundo, possam identificar localmente, casos dignos de ser apoiados, e devem ser muitos, que estão a escapar a esse apoio, e procederem em conformidade.

Alguns dirão que os responsáveis dos Bombeiros conhecem o Fundo e sabem como agir. Isso não passará de uma meia verdade que pode ser confirmada em qualquer relatório do Fundo em que se pode comprovar que há meia dúzias de Associações e Corpos de Bombeiros que sabem aproveitar os benefícios que a lei lhes confere e a maioria só aproveita casos pontuais e outros nem por isso.

Com esta filosofia, são os Bombeiros, especialmente aqueles que hoje estão a sofrer com o desemprego, com a doença, com o agravamento das condições de sobrevivência dos seus agregados familiares, que estão a ser prejudicados ou melhor dizendo, a deixar de serem apoiados pelo Fundo só pelo facto desses casos não serem apresentados, como manda o Regulamento, à Direcção do Fundo que os analisaria e despacharia se os mesmos lhes fossem apresentados.

Quero acreditar, acredito mesmo, que muitos dos Bombeiros que estão a passar dificuldades, nunca antes admitidas, muitas vezes se envergonharão de apresentar os seus casos aos seus Comandantes ou aos seus Presidentes por uma razão de humildade conhecida e também por um certo desconhecimento do que é o Fundo e para que serve o Fundo. Mas eu diria, como diz o Povo, vergonha é roubar. Mas pedir aquilo a que se tem direito, é um dever de cada um e nunca uma vergonha.

Penso que este será o momento mais indicado para que os sentimentos de solidariedade que os Bombeiros praticam todos os dias para com o seu semelhante, sejam também colocados, de forma ampliada, ao serviço daqueles que todos os dias fazem o bem sem olhar a quem. E o Fundo pode ajudar a minimizar muitas situações complicadas na grande família dos Bombeiros.

 
Carlos Pinheiro
    07.03.13

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 12:41


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Março 2013

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31




Tags

mais tags