Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Segunda-feira, 03.01.11

Figueira da Foz: Ano Novo, Erros Velhos

Numa altura em que o socorro começa assumir contornes de extrema importância na sociedade civil, e onde, os Serviços Municipais de Protecção Civil vão aperfeiçoando os planos de emergência, eis que surge um verdadeiro fenómeno revestido de negatividade.

Na Figueira da Foz, é tradição de décadas, o elevado afluxo de pessoas ás ruas, para ai festejarem a passagem do ano.

Como será de esperar, este tipo de eventos, engloba muito álcool, que requerem uma suposta planificação do socorro, nomeadamente na vertente da emergência pré-hospitalar.

Digo suposta, porque de á quatro anos para cá, naquela cidade, e em especial nestes dias existe um plano de evacuação e socorro, que funciona á ordem do Comandante Operacional Municipal. Ou melhor, perdoem-me o lapso, deveria funcionar.

A Cruz Vermelha, parceiro primordial deste plano, tem-se vindo a mostrar apática, sem resposta e completamente incapaz de por em pratica o que quer que seja. Acabaram a noite de sábado, sem uma única saída com ficha CODU. Sem ideias, senhores do seu ideal limitado, não foram capazes de articular um socorro digno e á altura da festa.

O SMPC da Figueira da Foz, acabou por se mostrar uma nódoa, completamente inerte, diria mais, morto! O comandante operacional, que cessa agora funções, enclausurou-se no seu mundo, relegando os demais Agentes de Protecção Civil do Concelho para segundo plano, e deixando á cidade verdadeiramente á merce da sua própria sorte.

Valeram os Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz (tantas vezes criticados), em quem o CODU tem vindo a confiar ano após ano. Garantiram uma serie de saídas, e ainda conseguiram assegurar operacionalidade para responder a um incêndio numa viatura (dominado e extinto por estes).

"A sorte protege os audazes!"
Mas ate quando Sr. Presidente da Câmara Municipal? Até quando Sr. Comandante Operacional Municipal? 
 
in: BPS

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 23:57


Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Janeiro 2011

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031




Tags

mais tags