As quatro corporações de bombeiros do concelho de Alcobaça – os Bombeiros Voluntários de Alcobaça, Benedita, Pataias e S. Martinho do Porto – foram no passado domingo, dia 29, homenageados pela autarquia alcobacense.
Realizadas na marginal de S. Martinho, as comemorações do Dia Municipal do Bombeiro foram este ano atrapalhadas pela chuva que teimou em cair durante grande parte da tarde e que levaram os soldados da paz a cancelarem o desfile apeado, mantendo-se o desfile motorizado. Mesmo debaixo de chuva, os representantes da Câmara e Assembleia Municipal de Alcobaça distribuíram pelos bombeiros o equipamento de protecção individual, no valor de 2.500 euros por corporação.
A ocasião serviu ainda para o presidente da autarquia, Paulo Inácio, salientar que num concelho com quatro corporações de bombeiros é importante que se trabalhe em rede porque “há meios que temos em duplicado, outros em triplicado e depois há locais com ausência de meios”. Entre os equipamentos que fazem falta aos bombeiros estão as auto-escadas, fundamentais sobretudo para auxílio em prédios.
O primeiro Dia Municipal do Bombeiro, instituído pelo actual executivo camarário, celebrou-se no ano passado na cidade de Alcobaça. Depois de S. Martinho, que este ano acolheu a cerimónia, seguem-se Pataias e Benedita, respectivamente, em 2012 e 2013.
por J.F.
fonte: Gazeta das Caldas