Quinta-feira, 10.11.11
Um artigo publicado ontem na comunicação social gerou alguma controversia entre os leitores mais atentos por passar uma mensagem que não corresponde por completo ao artigo escrito.
O mesmo artigo foi feito com base num estudo que revela que "numa escala de 1 a 5, todas as instituições ultrapassam o nível médio de confiança da população portuguesa, com destaque para os bombeiros (4,19), Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) (4,11) e Cruz Vermelha (3,96), refere o estudo efectuado pelo Observatório do Risco do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, a que a Lusa teve acesso."
Sendo o título da notícia, "INEM é a instituição em que os portugueses mais confiam", não deixa de levantar um certo mal estar quando na realidade os Bombeiros ficaram à frente por décimas. Esta mesma diferença de tratamento por parte do Expresso\Lusa está a criar uma certa onda de contestação já nos comentários à notícia feita pela agência Lusa.
Que os Bombeiros precisam de apostar em imagem, disso não haja a mínima dúvida, mas precisamos também que a comunicação social não nos ponha em segundo plano numa situação desta.
O mais estranho de toda esta noticia prende-se com o facto de: "este inquérito foi realizado entre setembro e outubro de 2008" e tantos anos depois ser publicado os resultados.
Bombeiros precisam de quem cuide da sua imagem tal como, propositadamente ou não, alguém cuida da dos outros. Esta notícia vende pelo titulo e é esse mesmo título que as pessoas memorizam e tomam como dogmático sem se quer olhar para os factos. Fonte: http://aeiou.expresso.pt/inem-e-a-instituicao-em-que-os-portugueses-mais-confiam=f686372
Autoria e outros dados (tags, etc)
por Diário de um Bombeiro às 01:08