Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Quarta-feira, 14.09.11

Faro: Fumo de Incêndio Preocupa Moradores

O incêndio que deflagrou há mais de 48 horas num centro de reciclagem no Ludo continua a consumir resíduos e o fumo libertado já causa alguma preocupação aos moradores das zonas circundantes, disse à Lusa fonte dos bombeiros. 

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro confirma algumas chamadas de moradores preocupados em saber os riscos de exposição ao fumo que, consoante a direcção do vento, se propaga a Faro, a escassos quilómetros.  

O fogo, que já consumiu toneladas de plástico e madeira, deflagrou na madrugada de segunda-feira numa zona do Ludo já pertencente ao concelho de Loulé mas a poucos quilómetros da capital algarvia.  
O incêndio mantém-se sob vigilância dos bombeiros, que têm conseguido evitar que haja propagação para o pinhal contíguo e que hoje de manhã mantinham no local um dispositivo de 14 homens apoiados por quatro viaturas.  

Um especialista alertou na terça-feira à Lusa para o risco para a saúde pública causado pela exposição prolongada ao fumo, ainda que em pequena escala, sobretudo para os bombeiros e pessoas com problemas respiratórios, idosos ou crianças.  
O comandante dos Bombeiros de Loulé explicou que a grande dificuldade em extinguir o fogo se deve ao facto de os materiais estarem empilhados em montes que chegam a atingir os 10 metros de altura e os 20 de diâmetro. 

"São grandes volumes de material inflamável onde há muito pouco oxigéni  para arder rapidamente e não há maneira de a água entrar lá dentro", referiu esta quarta-feira Irlandino Santos em declarações à Lusa.  
Os bombeiros tentam por isso arrefecer o perímetro do centro de reciclagem, que se estende por mais de três hectares, para evitar a propagação do fogo, enquanto os materiais continuam a arder lentamente em brasa.  

O centro de reciclagem da empresa Inertegarve situa-se junto ao Parque Natural da Ria Formosa, numa área de baixa densidade de construção onde são autorizadas aquelas actividades.  

fonte: CM

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 13:06


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Setembro 2011

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930




Tags

mais tags