Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Quinta-feira, 30.12.10

S. João da Madeira: Fogo destrói parte de retail park chinês



Um incêndio destruiu esta madrugada parte do centro comercial chinês Hibiki Retail Park, inaugurado a 20 de Novembro em S. João da Madeira, e provocou prejuízos estimados em dois milhões de euros.



O alerta à corporação local de bombeiros foi dado por volta da 01h45, levando a que acorressem ao centro comercial um total de 10 viaturas de combate ao fogo e 27 operacionais, a que se juntaram ainda duas ambulâncias.

Normando Oliveira, comandante da corporação, adianta que um elemento da gerência da empresa foi transportado para o hospital, porque, embora sem ferimentos graves, motivava alguma cautela devido ao seu estado de «ansiedade pelos factos».

As causas do incêndio ainda não foram apuradas, mas a mesma fonte adianta que o fogo deflagrou no piso inferior do edifício. «Conseguimos confiná-lo a essa zona», declara o comandante dos Bombeiros Voluntários de S. João da Madeira, «mas os fumos propagaram-se a todo o edifício, o que fez com que os trabalhos só fossem concluídos às 04:20».

Normando Oliveira acrescenta: «Era noite, não havia corrente eléctrica e não temos noção dos prejuízos nem cálculo da situação, mas todo o edifício ficou danificado, se não pelo fogo, pelo menos pelo fumo».

Fonte próxima da gerência do Hibiki Retail Park diz que «ainda não há noção da totalidade dos danos, que se referem ao material à venda e ao próprio edifício, mas admite que os prejuízos devem andar à volta dos dois milhões de euros».

Com uma área de 4900 metros quadrados distribuídos por dois pisos, o centro comercial «emprega 35 portugueses e sete ou oito chineses», e encontra-se agora encerrado ao público.

As causas do incêndio estão a ser investigadas pela Polícia Judiciária, que, entretanto, apreendeu as gravações do circuito de videovigilância do estabelecimento, para verificar se essas incluem imagens do momento em que o fogo deflagrou.

Segundo a mesma fonte do Hibiki Retail Park, tudo indica, por enquanto, que «o problema possa ter começado com uma falha na parte eléctrica do sistema de ar condicionado da loja».



in: Diário Digital / Lusa

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 17:14


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Dezembro 2010

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031




Tags

mais tags