Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Quinta-feira, 27.09.12

Aeroporto de Ponta Delgada realiza exercício de emergência à escala global


Em resposta à obrigatoriedade estabelecida em sede normativa pela Organização Aviação Civil Internacional (ICAO) e complementada pela autoridade aeronáutica nacional através do Instituto Nacional da Aviação Civil (INAC), decorrerá no Aeroporto de Ponta Delgada um exercício de emergência à escala global. Este exercício irá testar a eficácia e eficiência do Plano de Emergência do Aeroporto, documento guia na resposta a emergências ocorridas naquela infraestrutura, envolvendo ou não aeronaves.
 
O exercício terá lugar amanhã, quarta-feira dia 26, no período noturno, após a realização do ultimo voo comercial.
 
Para atestar a capacidade de extinção de incêndios em aeronaves, será provocado um fogo real de grandes proporções no simulador existente no campo de treinos do aeroporto, onde intervirá o departamento de Salvamento e Luta Contra Incêndios (SLCI) da ANA, reforçado depois com meios externos dependentes do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), a que se seguirá o salvamento e evacuação de acidentados para as instalações hospitalares ou áreas de tratamento ou de encaminhamento adequadas. Também a Marinha Portuguesa participará no exercício através da simulação de resgate de vítimas no mar.
 
Este exercício de emergência, que tem por objetivo avaliar os tempos de resposta de meios de socorro, a mobilização e concentração de recursos, os canais de evacuação, os meios de comunicação, a cadeia hierárquica e ainda o relacionamento operacional das diversas entidades, será coordenado e executado pela ANA e pelo SRPCBA, nas respetivas áreas de intervenção interna e externa.
 
Será testado um inovador sistema centralizado de notificação de alerta do SRPCBA, que permitirá a rápida convocação de todas as entidades necessárias à resolução da contingência, designadamente forças e serviços de segurança, e outras entidades públicas ou privadas, como sejam o Serviço Municipal da Proteção Civil, Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários da ilha de São Miguel, o Hospital do Divino Espírito Santo, a SATA, a Direção Regional de Equipamentos e Transportes Terrestres, o Gabinete de Segurança da RAA, Comando Operacional dos Açores e Forças Armadas, o Instituto para o Desenvolvimento Social dos Açores e ainda o Corpo Nacional Escutas.
 
A ANA Aeroportos de Portugal chama a atenção da população para um anormal movimento de veículos e equipamentos de resposta a emergência que se verificará no decorrer do exercício, em particular nos acessos entre o aeroporto e o Hospital do Divino Espírito Santo, bem como na Estrada de São Gonçalo, junto ao Quartel dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada, apelando à colaboração de todos e em particular dos automobilistas, na facilitação da circulação das referidas viaturas de emergência.
 
Este exercício faz parte integrante do processo de renovação da certificação do aeroporto de Ponta Delgada pelo INAC, entidade que acompanhará e inspecionará a sua realização.
 
O exercício será também supervisionado pelo Presidente do SRPCBA no que concerne aos procedimentos do Sistema Nacional de Proteção Civil.
​Fonte:www.ana.pt

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 09:11



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Setembro 2012

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30




Tags

mais tags