Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Quarta-feira, 16.02.11

Neve, chuva e vento fortes provocam estragos pelo continente e Açores


A chuva intensa desta madrugada provocou estragos um pouco por todo o país. Na zona da Marateca, a força do vento fez cair o telhado de um supermercado. Os bombeiros falam de um possível tornado na região. No Algarve, as autoridades registam 11 ocorrências desde segunda-feira. Em Bragança, a neve obrigou ao encerramento de escolas e condicionamentos de trânsito. Nos Açores, a costa ocidental portuguesa está sob aviso vermelho, o mais grave da escala, devido à previsão de ondas que poderão atingir os dez metros. O aviso vermelho do Instituto de Meteorologia foi accionado às 5h00 e prolonga-se até às 15h00 de amanhã. Face a esta situação, também a Protecção Civil passou de amarelo para laranja o alerta para todos os distritos do litoral.

A chuva intensa desta madrugada provocou estragos na zona da Marateca. A situação mais complicada regista-se no supermercado LIDL que ficou sem telhado que, com a força do vento, acabou por tombar. Os bombeiros falam de um possível tornado na região.

Árvores arrancadas e estragos em telhados no Alentejo

Árvores arrancadas e estragos nos telhados de algumas casas foram as consequências do temporal que hoje de madrugada fustigou a zona de Landeira, concelho de Vendas Novas, disse à agência Lusa o vice-presidente do município local.

Apesar dos prejuízos, António Serralha garantiu que não se registaram feridos, nem desalojados, continuando as casas habitáveis.

"Passou por aqui um tornado", de fraca intensidade, "e, durante cinco a dez segundos, cerca das 06:00, arrancou algumas árvores e danificou telhados", relatou o autarca.

As casas, em cujos telhados foram destruídas telhas e outras que voaram, situam-se na freguesia de Landeira e na pequena povoação de Nicolaus, concelho de Vendas Novas.

Durante a manhã, a população local, com o apoio dos serviços camarários, bombeiros e junta de freguesia, estão a proceder à recolocação das telhas.

Noutros pontos do distrito de Évora, os bombeiros registaram, ao início da manhã, a queda de uma dezena de árvores em diferentes concelhos, em consequência do forte vento, acompanhado por chuva e trovoada, indicou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS).

Mais a sul, na zona de Vila Nova de Milfontes, concelho de Odemira, os bombeiros também foram chamados para dois casos de queda de árvores, segundo o CDOS de Beja.

Queda de árvores e um poste de iluminação em Caldas da Rainha

Três árvores, um poste de iluminação e um painel publicitário caíram hoje de madrugada em várias localidades do concelho das Caldas da Rainha, em consequência do mau tempo, informaram fontes dos bombeiros.

As situações surgiram "sobretudo a partir das 5h00 da manhã, com chuva e rajadas de vento forte", disse à agência Lusa o comandante dos Bombeiros das Caldas da Rainha, José António Santos, adiantando que "o piquete foi chamado para cinco ocorrências em vários locais".

A queda de um poste de iluminação, na freguesia da Serra do Bouro, e de três árvores, na Lagoa Parceira e Alto dos Moinhos, foram as situações mais graves.

Os bombeiros foram ainda chamados devido à queda de uma painel publicitário, na Estrada da Foz (que liga Caldas da Rainha à Foz do Arelho) e já esta manhã retiraram de uma das entradas da cidade, mais um painel que ameaçava cair.

Cinco homens e dois carros estiveram envolvidos nas ocorrências.

Os bombeiros procedem durante a manhã à verificação de possíveis situações de alerta no concelho e, segundo o comandante, "trabalhadores da câmara estão a efectuar acções de limpeza para prevenir eventuais problemas que decorram do agravamento do estado do tempo".

Em Óbidos, o mau tempo destruiu uma casa de madeira, que servia de apoio ao parque de estacionamento dos bombeiros, na entrada sul vila.

O piquete recebeu ainda uma chamada, devido à queda de uma árvore, junto à ponte da Aboboriz.

Os bombeiros de Óbidos estão agora a "verificar o nível dos rios e barragens", disse à Lusa o comandante da corporação, Sérgio Gomes.

Algarve regista 11 ocorrências desde segunda-feira

O mau tempo registado no Algarve provocou desde segunda-feira 11 ocorrências entre as quais cinco acidentes rodoviários, quedas de uma árvore e de uma estrutura, um deslizamento de terra e um desabamento de muro, segundo a protecção civil.

Em declarações à Lusa, fonte do Comando Distrital de Operação de Socorros (CDOS) adiantou que desde que foi activado o alerta Amarelo, na segunda-feira às 14h00, foram registados cinco acidentes rodoviários na região algarvia, nomeadamente em Loulé, com a colisão entre dois pesados que transportavam substâncias perigosas e que provocou um ferido grave.

Os restantes acidentes foram registados em Lagoa, Silves, Olhão e Castro Marim, mas sem feridos graves.

As autoridades registaram hoje de manhã a queda de uma estrutura em Olhão e a queda de uma árvore em Silves.

Um deslizamento de terra no concelho de Silves, uma derrocada de um muro em Albufeira e a queda de cabos eléctricos em Faro somam as restantes ocorrências registadas pelo CDOS durante o período de alerta.

Depois do alerta Amarelo, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) elevou hoje o alerta, para Laranja, para os distritos de Faro, Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal e Viana do Castelo, até às 15:00 horas de quinta-feira, devido à agitação marítima.

Vento forte nos Açores e ondas de sete metros em todo o arquipélago

O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores emitiu hoje um alerta devido à previsão de vento forte nas ilhas das Flores e Corvo e agitação marítima em todo o arquipélago com ondas até sete metros.

O alerta para este grupo de ilhas (ocidental) é válido desde as 7h00 de hoje e deverá prolongar-se até às 10h00 de domingo, atendendo também à previsão de agitação marítima, com ondas de noroeste, passando a oeste, de seis a sete metros.

A previsão do Instituto de Meteorologia indica que, entre a 1h00 e as 18h00 de quinta-feira, nas duas ilhas deste grupo, o vento vai soprar forte de sudoeste, rodando para oeste, com rajadas que poderão atingir 85 quilómetros por hora.

No Grupo Central (Terceira, Graciosa, S. Jorge, Pico e Faial), a previsão também aponta para ondas de seis a sete metros até às 10h00 de domingo.

No Grupo Oriental (S. Miguel e Santa Maria), a agitação marítima vai manter-se até sexta-feira, com ondas de noroeste, passando a oeste, de seis a sete metros.

Na sequência desta previsão, a Protecção Civil recomenda à população que adopte as precauções habituais nestas alturas, alertando especialmente os pescadores para que "redobrem os cuidados e a atenção" durante a faina.


in: SIC/Lusa

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 14:34



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2011

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728




Tags

mais tags