Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Quinta-feira, 18.08.11

Prevenir Incêndios com Gado Caprino Seria Positivo

Em 2010 foi apresentado um projecto que visava a implementação de gado caprino nas zonas montanhosas fronteiriças para prevenção de incêndios florestais.

Esta medida engloba o Governo Espanhol e Português e agora que as cores políticas nacionais se alteraram torna-se importante saber se a verba para a introdução destes animais irá avante.

A Rádio Vizela contactou Paulo Oliveira, comandante dos Bombeiros Voluntários de Vizela, para conhecer a sua opinião sobre o assunto e para saber se esta medida teria serventia no concelho:

“Esta medida tem aplicabilidade nas zonas de montanha e serra. Em Vizela e nos concelhos mais urbanos seria muito difícil implementar esta medida por causa da disponibilidade da vegetação para alimentar os animais e também por estes estarem próximos das habitações o que tornaria complicado vigiá-los”.

Embora em Vizela Paulo Oliveira considere que a medida seja de difícil implementação, certo é que nas zonas de serra e montanha, segundo o comandante, esta medida teria grandes benefícios não só na prevenção de incêndios mas também a nível económico: “Ou seja, com estes animais a vegetação seria mais pequena, o mato e as giestas não cresceriam tanto o que era uma ajuda importante na ajuda ao combate aos incêndios e seria igualmente importante na diminuição de combustíveis”.

Fonte: Rádio Vizela

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 03:00


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  





Tags

mais tags