No decorrer deste ano, alguns veículos da frota de combate a incêndio e desencarceramento dos Bombeiros Municipais de Tavira (BMT) foram alvo de reestruturações físicas significativas, num investimento que rondou os €74.500,00.
A reforma incidiu sobre dois veículos tanques tácticos urbanos (MAN LE 12.220, de 2005 e MAN 18.264 Silent, de 1997) e num de salvamento e desencarceramento (IVECO 59E12 TURBODAILY, de 1998).
Um dos veículos urbanos possuía um tanque com capacidade para três mil litros de água, sendo que com a reestruturação passou a ter seis mil litros. A principal função deste carro consiste no abastecimento a outros veículos de bombeiros e no fornecimento de água à população.
A intervenção efectuada no segundo carro urbano passou pela substituição do tanque (10 mil litros), construção de um cofre de arrumação, adição de mangueiras e agulhetas, tendo sido criado ainda um cofre traseiro destinado à motobomba.
Relativamente ao veículo de salvamento e desencarceramento, a transformação mais relevante verificou-se com a aquisição de uma caixa traseira e um sistema de iluminação em LED’s que permite a visualização do material com baixo consumo de energia.
A localização e substituição do tanque de 500 litros de água possibilita ao veículo o aumento da sua capacidade de intervenção no combate a incêndios e controle ambiental.
Foi adicionado à carga um painel amovível de ferramentas, material inerente ao serviço de salvamento e desencarceramento, aparelhos de protecção respiratória e um mastro pneumático com três projectores adaptável ao balão de iluminação já existente.
As novas adaptações feitas nos veículos e no material permitem aos bombeiros tirarem maior proveito e rentabilidade dos mesmos e respeitam integralmente a legislação em vigor sobre estes equipamentos.
Fonte: Algarve Noticias