Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Quinta-feira, 03.02.11

Bombeiros São Mais Rápidos Mas Não Têm Desfibrilhadores

Os bombeiros são os primeiros a chegar aos locais onde foram identificados casos de paragens cardiorrespiratórias. Foram-no em 62% dos registos entre 2007 e 2009. No entanto, estes profissionais não dispõem de meios nem têm formação adequada para os utilizar, refere o relatórios do TC.

O documento refere que apenas as ambulâncias do INEM (VMER, suporte básico e imediato de vida) possuem desfibrilhadores automáticos externos, ou seja, um quinto dos meios da rede de socorro pré-hospitalar. Quando aplicados no primeiro minutos, podem ter uma eficácia de 100%, mas esta pode ser nula entre oito e dez depois da ocorrência.

O TC refere que os equipamentos devem existir nas 222 postos dos bombeiros, mas o INEM reagiu ontem, confirmando que 30 parceiros terão desfibrilhadores e que até ao final do ano os bombeiros irão ter mais cem. Até agora há 145 equipamentos licenciados 97 em espaços públicos e 887 pessoas com formação para os usar.

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), representante da "maior rede de socorro do País", concorda com a necessidade de rever a localização de alguns meios de socorro e a necessidade de aumentar a formação. Mas a LBP, que "é o maior parceiro do INEM", lembra que muitas das recomendações do TC "já estão em curso".

Na auditoria, o TC recomendou ao Governo a necessidade de "adequar a distribuição geográfica dos meios de socorro, tendo em conta o tempo e a distância entre a ocorrência e a unidade de saúde a par da necessidade de maior formação dos operadores das ambulâncias de socorro". Preocupações que o vice-presidente da LBP garante que "estão a ser tidas em conta pelo INEM e pelos bombeiros, o maior parceiro do instituto". Paulo Hortênsio lembra que "existe uma comissão científica activa e que tem corrigido alguns dos estrangulamentos existentes".

in: DN

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 12:52


Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2011

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728




Tags

mais tags