Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Sábado, 23.02.13

Bombeiros Não São Policias

Foi com muita satisfação que soube através da comunicação social espanhola que os Bombeiros de Madrid, da Catalunha e da Galiza decidiram deixar de participar em operações de despejo de cidadãos, para apoio da polícia ou das autoridades policiais.
 
Em comunicado a secção sindical dos Bombeiros da Comunidade de Madrid defende que os bombeiros “ não são fantoches da banca nem seus servidores no Governo”, pelo que negam-se a participar em quaisquer acções que “ contribuam para aumentar as desigualdades e miséria que atinge a classe trabalhadora”. 
 
Finalmente, os bombeiros de Madrid afirmam que apenas estão disponíveis para actuar em situações de emergência “ para prestar serviço aos cidadãos”.
 
Esta corajosa atitude suscita uma reflexão das autoridades e dos próprios responsáveis dos Bombeiros, relativamente à utilização dos “soldados da paz” em acções de natureza policial, fora do contexto da sua missão de socorro aos cidadãos.
 
Em momentos de crise como aquele que se vive em vários países da Europa, com frequência as unidades de Bombeiros têm sido chamadas a intervir em acções policiais contra manifestantes, quebrando deste modo o compromisso que, à escala global, os Bombeiros de todo o Mundo têm com todos os cidadãos, independentemente das suas convicções ideológicas, religiosas ou outras.
 
A decisão dos bombeiros espanhóis não é apenas simbólica. Ela representa um grito de identidade, que sublinho e elogio.
 
 
por Duarte Caldeira

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 19:16



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2013

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
2425262728




Tags

mais tags