Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Quarta-feira, 29.02.12

Bombeiro da Pampilhosa será homenageado amanhã, em cerimónia nacional

Sérgio Ferreira, o bombeiro da Pampilhosa falecido a 29 de julho depois de um acidente à saída da vila quando acorria a um incêndio em Barcouço, será homenageado amanhã, quinta-feira, 1 de março, Dia Internacional da Proteção Civil, em Lisboa, na cerimónia nacional evocativa da data e presidida pelo Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo.

A sessão comemorativa da efeméride terá lugar no Centro de Congressos da FIL (na Junqueira, em Lisboa), pelas 15h 30m, e é presidida pelo Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, contando também com a presença do Secretário de Estado da Administração Interna, Filipe Lobo D’Ávila, e de numerosos dignitários das entidades públicas e privadas. Paula Ramos, comandante dos Bombeiros da Pampilhosa, bem como um representante da direção da Associação dos Bombeiros da Pampilhosa, acompanharão o pai e mãe de Sérgio Ferreira, que receberão das mãos do membro do Governo, a homenagem do Estado Português “aqueles que, tendo demonstrado elevado sentido cívico e genuína entrega à causa do bem comum, acabaram por perder a vida ou foram vítimas de graves ferimentos no decurso ou em consequência de operações de proteção e socorro”.

Durante a cerimónia serão impostas condecorações a vários elementos dos agentes de proteção civil que, no exercício do seu dever de proteger e socorrer pessoas e bens em perigo, se distinguiram por feitos valorosos dignos de público reconhecimento, quer no âmbito das atividades operacionais quer em funções de apoio e suporte às primeiras.

O Dia da Protecção Civil é uma efeméride instituída a nível mundial pela Organização Internacional de Protecção Civil (OIPC) e a nível nacional por despacho do Ministro da Administração Interna.

Sérgio Ferreira

O bombeiro de 3.ª Sérgio Miguel de Jesus Ferreira acabou por falecer no dia 29 de julho, depois de, 54 horas antes, ter sofrido, com mais quatro colegas, um acidente na estrada que liga a Pampilhosa à EN1 junto ao Carqueijo, a caminho de um incêndio florestal em Barcouço. Esteve internado nos HUC, nos cuidados intensivos, durante 54 horas, até às 18h 30m de sexta-feira, 29 de julho, altura em que foi declarado o óbito. O funeral realizou-se no domingo, 31 de julho, a partir do quartel dos Bombeiros da Pampilhosa, onde o corpo esteve em câmara ardente durante 24 horas. A cerimónia fúnebre contou com a presença de milhares de pessoas, representações de corporações de bombeiros de norte a sul do país, representantes da Liga dos Bombeiros Portugueses e, ainda, do ministro da Administração Interna, Miguel Macedo.

Sérgio Miguel de Jesus Ferreira, o 76 dos Bombeiros Voluntários da Pampilhosa, de 28 anos, constituía a equipa que na manhã de quarta-feira, 27 de julho, pouco depois das 10 horas, rumava ao Pisão, na freguesia de Barcouço, para dar combate a um fogo florestal. Pouco depois da rotunda do monumento aos trabalhadores do barro, na estrada que liga a Pampilhosa à EN1 junto ao Carqueijo, o veículo onde viajava, com mais três bombeiros, despistou-se, capotou, e Sérgio Ferreira, cuspido, ficou debaixo da viatura.

Os Bombeiros da Mealhada, seriam exatamente 10h 43m, foram chamados para socorro dos sinistrados. Os técnicos do INEM – com duas viaturas médicas e quatro ambulâncias – terão encontrado Sérgio Ferreira em paragem cardio-respiratória. Procederam às manobras de reanimação, desencarceraram-no da viatura que sobre ele perecia e levaram-no para os Hospitais da Universidade de Coimbra, onde entrou com vida e em estado muito grave. Outro bombeiro, de 45 anos, fraturou o fémur e foi classificado como ferido grave. As duas outras ocupantes do autotanque de combate a incêndios, duas mulheres de 25 anos de idade, verificou-se terem, apenas, ferimentos ligeiros.
 
 
fonte: JM

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 14:25


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2012

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
26272829




Tags

mais tags