Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Segunda-feira, 11.04.11

Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste: 11 Novos Bombeiros Iniciam uma 'Carreira de Vida'

No passado dia 25 de Março, os Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste acolheram 11 novos elementos na sua corporação. De acordo com o Comandante António Reis, esta promoção insere-se no contexto de carreira, que obrigatoriamente os novos elementos têm de fazer. “Com a entrada de novos elementos deu-se um refrescar do corpo activo. Espero que tenham uma carreira longa e possam, a partir daqui, progredir mais”, admite o responsável do comando.
Segundo explica o comandante António Reis, para progredirem na carreira e passarem para o “posto de bombeiro de terceira classe”, é necessário os novos elementos receberem uma formação interna de 250 horas, ministrada por formadores do próprio corpo de bombeiros. Para além disso, devem ainda completar dois cursos externos, nomeadamente, Técnicas de Socorrismo e Técnicas de Salvamento e Desencarceramento, proporcionados pela Escola Nacional de Bombeiros.
António Reis sublinha o facto pouco comum de serem promovidos de uma só vez 11 bombeiros que irão “refrescar o corpo activo”. Muitos dos jovens promovidos encontravam-se ligados a esta corporação desde os 14 anos, fazendo toda esta progressão de carreira e “aproveitando a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos [ao longo do tempo]”.
O comandante acentuou que a carreira de bombeiro nunca termina, uma vez que “se está todos os dias a aprender”, esperando assim que todos estes jovens “tenham uma carreira longa e possam, a partir daqui, progredir mais”.
Esperado por parte da corporação é que, neste Verão, estes bombeiros estejam aptos para dinamizar os danos causados por fogos florestais ou outras catástrofes. “São bombeiros para o que der e vier”, afirmou o comandante, acrescentando que esperam um “Verão bem mais calmo que o anterior”.
A formação do corpo activo é “muito abrangente”, de maneira a que se possa dinamizar os danos que a população esteja a sofrer. Segundo o comandante, devido a estarem inseridos no parque industrial, a Direcção considerou obrigatório os bombeiros terem uma formação específica na indústria química.
Ricardo Pimenta, um dos bombeiros promovidos, contou ao Jornal do Barreiro que ingressou para os Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste aos 14 anos como cadete, por ligações familiares, embora fizesse parte da Fanfarra desde os 9 anos. “Ocupava os meus tempos livres e fazia uma coisa útil à comunidade”, explicou, ao admitir encarar esta promoção como “um grande objectivo de vida”.
Ricardo Pimenta sublinhou ainda que os bombeiros são uma equipa que tem como objectivo prestar auxílio à população em situações que esta não consegue pôr termo. “É para isso que somos formados e tentarmos dar o nosso melhor”, afirmou.

por Maria Ferreira
fonte: Jornal do Barreiro

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 20:05


Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Abril 2011

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930




Tags

mais tags