Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Sexta-feira, 25.02.11

Liga de Bombeiros em Congresso Extraordinário Contra Novas Regras

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) reúne-se no sábado num congresso extraordinário que o seu presidente, Duarte Caldeira, espera que sirva para marcar a posição das associações humanitárias de bombeiros contra as novas regras de transporte de doentes.
Duarte Caldeira disse à agência Lusa que os associados da Liga deverão concordar nas "bases gerais que orientem a negociação com o Ministério da Saúde" e ao mesmo tempo assumir "uma posição de solidariedade com os cidadãos que se veem privados" do transporte "em consequência da aplicação" de um despacho de dezembro passado que veio definir novas regras no transporte.
O presidente da LBP assinalou a "drástica redução do número de serviços prestados à população" desde a entrada em vigor do despacho, que "condicionou a prescrição do transporte" de doentes não urgentes à avaliação de insuficiência financeira dos utentes.
"Não é possível dissociar o direito ao transporte dos doentes do direito aos cuidados de saúde", argumentou Duarte Caldeira, acrescentando que a Liga "não é um operador privado, a quem é indiferente, passe o termo, os 'consumidores'".
Além disso, a Liga reconhece os "problemas de sustentabilidade" que a redução nos transportes de doentes traz às associações.
Duarte Caldeira afirmou que a Liga quer "ver consagrado um conjunto de princípios que garantam aos concidadãos, ao serviço dos quais estão as corporações de bombeiros, o acesso aos cuidados de saúde".
Para um congresso extraordinário da Liga, que se vai realizar no Casino da Figueira da Foz, está já inscrito um "número recorde" de congressistas - "mais de 700" -, o que Duarte Caldeira considerou sinal da "preocupação que está instalada".
Os membros da Liga vão discutir e votar um "documento de trabalho" que partiu do Conselho Executivo da organização e que espera que possa resolver "a crise vivida no âmbito do transporte de doentes".

in: Destak

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 17:47


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2011

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728




Tags

mais tags