Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Quinta-feira, 10.03.11

Vaz Pinto Assumiu Funções de Comandante Operacional Nacional

Vítor Vaz Pinto assumiu ontem a liderança do Comando Nacional de Operações de Socorro, substituindo Gil Martins como comandante operacional nacional da Proteção Civil, anunciou hoje o Ministério da Administração Interna (MAI).

"Vítor Vaz Pinto iniciou hoje funções, reuniu-se com os comandantes distritais, com o secretário de Estado da Proteção Civil, Vasco Franco, e com a estrutura diretiva da Autoridade Nacional de Proteção Civil", disse fonte oficial do MAI, em resposta a uma questão colocada pela agência Lusa.

Vítor Vaz Pinto era até agora comandante distrital de Operações de Socorro de Faro.

No dia 4 deste mês, Gil Martins foi "suspenso preventivamente" do cargo de comandante operacional nacional do Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) por despacho do ministro da Administração Interna, Rui Pereira, por estar envolvido num alegado desvio de verbas.

O CNOS é a principal estrutura operacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil, que é presidida pelo general Arnaldo Cruz.

Na altura, o MAI adiantou, em comunicado, que a decisão de suspender Gil Martins resultou de uma "proposta da Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI), no âmbito de processo disciplinar em curso".

Gil Martins foi alvo de um inquérito interno na ANPC, que levou à abertura de um processo disciplinar na IGAI.

O MAI já referia nesse comunicado que Gil Martins seria substituído por Vítor Vaz Pinto.

Entretanto, o processo crime relativo ao alegado desvio de verbas na Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), em que está envolvido Gil Martins, ainda prossegue, com a PJ a realizar a investigação, anunciou hoje o DIAP de Lisboa.

"O processo continua pendente e a investigação a cargo da Polícia Judiciária (PJ) ainda não foi concluída", refere uma "informação" do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, em resposta a uma questão colocada pela Lusa.

Segundo noticiou em novembro passado o semanário Expresso, o desvio de verbas na ANPC ascende a 100 mil euros e terá ocorrido entre 2007 e 2008, envolvendo Gil Martins.

A Lusa tentou falar com Gil Martins, para obter uma reação à decisão da tutela de o suspender de funções como comandante operacional nacional da Proteção Civil, mas tal não foi possível.

in: Lusa

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 18:39


Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Março 2011

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031




Tags

mais tags