Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Sexta-feira, 01.04.11

Anadia: Transporte de Doentes com Quebra de 50 por Cento

A quebra de quase 50 por cento no transporte de doentes programados, devido ao novo sistema implementado pelo Ministério da Saúde, está a preocupar a Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia (AHBVA). A preocupação foi dada a conhecer pelo presidente Mário Teixeira, na reunião da Assembleia-Geral que teve lugar, na passada sexta-feira, ao final da tarde.
“É um dado preocupante, tanto mais que existem bombeiros trabalhadores que vivem do rendimento que auferem na associação”, afirmou, acrescentando que “se a quebra aumentar poderemos ser obrigados a reduzir o número de bombeiros. Não sabemos se conseguiremos suportar por muito mais tempo. Neste momento, estamos a fazer uma grande ginástica financeira”.
Mário Teixeira também se mostrou preocupado com a dívida dos particulares à Associação. “Vai ser difícil receber uma parte”, frisou.
Referiu-se ainda ao projecto da construção do novo quartel, em que a AHBVA “está confrontada com situações que nos ultrapassam”. Adiantou que estão em curso contactos com a tutela e a autarquia, considerando que talvez “se vislumbre uma oportunidade para fazer, pelo menos, uma parte do quartel”, mas ainda nada está confirmado.
O presidente da Direcção salientou que “queremos cumprir os nossos objectivos iniciais do mandato, mas, para tal, precisamos da colaboração de todos”.
O associado José Afonso, presidente do Conselho de Administração do Hospital de Anadia, informou que, dentro de dois meses, o hospital vai entrar em obras e que a ambulância do INEM ali localizada terá de mudar de lugar, porque o estaleiro das obras vai ocupar o local onde a ambulância se encontra actualmente. Deixou à consideração da Direcção da AHBVA a possibilidade da viatura se mudar para o quartel.
Mário Teixeira explicou que, “desde a primeira hora sempre procurámos ter as melhores relações com o INEM. Se os seus responsáveis entenderem que precisam de nós para a colocação da ambulância estamos disponíveis para tal”, sublinhando que “não há inconvenientes da nossa parte”.

Balanço do ano de 2010

O presidente da Direcção, Mário Teixeira, referiu que, apesar das limitações, “foi possível cumprir uma boa parte das metas estabelecidas, graças ao esforço conjunto da Direcção e Corpo de Bombeiros, com o trabalho árduo a que foram sujeitos, empenhamento e colaboração dadas”.
Deu a conhecer que “o valor facturado a particulares aumentou com algum significado, fruto da política de pagamentos da ARS, que deixou de pagar os serviços a cargo da ADSE e das dificuldades colocadas na emissão das credenciais para os transportes, serviços estes que, assim terão de ser debitados aos utentes”. O responsável máximo da Associação antevê “algumas dificuldades de recebimento, tendo em conta a situação financeira das pessoas”.
Deu ainda a conhecer que a Segurança Social deve à AHBVA cerca de 136 mil euros, os Hospitais e Companhias de Seguros cerca de 4300 euros e os particulares à volta de 47 mil euros.
Mário Teixeira mostrou-se preocupado pelo facto de se ter “acentuado a dificuldade na cobrança das quotas e temos assistido a várias desistências, na sua maioria, por manifesta falta de recursos que as populações estão a viver”.
No que respeita à actividade desenvolvida pelo Corpo de Bombeiros, segundo o Comandante Eduardo Matos, esta pautou-se no serviço pré-hospitalar, transporte de doentes e combate a incêndios florestais, urbanos e industriais.
Realçou ainda o tempo de paralisação e consequente indisponibilização das ambulâncias e respectivos equipamentos nos Hospitais da Universidade de Coimbra e no Hospital Infante D.Pedro (Aveiro), nas transferências decorrentes da Consulta Aberta e domicílios.

fonte: RB

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 11:42



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Abril 2011

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930




Tags

mais tags