O Presidente da Federação Distrital de Bombeiros de Coimbra é candidato à presidência da Liga de Bombeiros Portugueses (LBP). Para além de Jaime Soares, também Rebelo Marinho, Presidente da Federação Distrital de Bombeiros de Viseu, está na corrida ao lugar que é ocupado há 12 anos por Duarte Caldeira.
As eleições só deverão ocorrer em Outubro próximo, embora ambos já se tenham mostrado disponíveis para avançar.
Jaime Soares, que também é presidente do Município de Vila Nova de Poiares, disse à agência Lusa que "a minha motivação é natural. Sou um homem dos bombeiros há mais de 48 anos e sempre mantive uma postura interventiva na defesa do associativismo e do voluntariado". Quanto à candidatura do presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Viseu, sublinhou que “nenhuma candidatura limita a minha linha de pensamento em relação aos bombeiros”.
Rebelo Marinho, justifica a sua candidatura com a necessidade de “implementar urgentemente” diversas medidas, num ano “em que os bombeiros se preparam para enfrentar tempos muito difíceis”. Sustenta ainda a criação de “um novo modelo para o transporte de doentes” em Portugal, bem como pretende solicitar à Assembleia da República que reconheça a Liga como parceiro social.
Para além do âmbito dos bombeiros, também na política a vida destes dois homens se cruza, particularmente na campanha eleitoral das presidenciais, já que Jaime Soares é director distrital de Coimbra da campanha de Cavaco Silva e Rebelo Marinho é coordenador distrital de Viseu da candidatura de Manuel Alegre.
A Liga dos Bombeiros Portugueses tem, no total, 473 associados. A esmagadora maioria são corporações de voluntários, a que se juntam 21 organismos municipais e uma dezena de privados. Nas federações dos respectivos candidatos, Coimbra conta com 24 votos e Viseu com 33.
in: arganil.eu