Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Quarta-feira, 24.08.11

Governo Questionado Sobre «Funcionamento do INEM»

O grupo parlamentar de Os Verdes questionou hoje o Governo sobre «o deficiente funcionamento do INEM», nomeadamente no que se refere à falta de material e a queixas contra empresas de transporte de doentes, noticia a Lusa.

O deputado José Luís Ferreira entregou hoje no parlamento uma pergunta dirigida ao Ministério da Saúde, uma vez que tem recebido «algumas queixas» relativamente ao funcionamento do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Em declarações à agência Lusa, José Luís Ferreira disse tratar-se de três denúncias de falta de medicação no Projecto SIV (suporte imediato de vida), sobretudo na delegação do Norte.

Também as queixas contra empresas de transporte de doentes e «a forma como o INEM aparentemente tem dado seguimento às denúncias» são alvo de preocupação do grupo parlamentar de Os Verdes. No documento entregue na Assembleia da República, o deputado afirma que, segundo estas denúncias, o INEM «apenas formula uma resposta-tipo» a quem reporta queixas, «sem se conhecerem quaisquer diligências posteriores no sentido de averiguar ou aferir a veracidade das situações relatadas».

Neste sentido, o deputado do Partido Ecologista Os Verdes interroga a tutela sobre quais as medidas que o Governo pretende tomar, caso se verifique falta de material, bem como quantas denúncias foram feitas relativamente às empresas de transporte de doentes e que tratamento lhes foi dado.

O deputado quer ainda saber se o Executivo de coligação PSD/CDS-PP tem conhecimento de empresas privadas que estão ou estiveram a transportar doentes sem licenciamento adequado e quantos certificados para licenciar ambulâncias para o transporte de doentes foram emitidas pelo INEM.

Contactada pela Lusa, fonte oficial do INEM disse que «quando receber esta pergunta dará resposta pelas vias oficiais», pelo que até lá «não vai responder através da comunicação social». No entanto, a mesma fonte garantiu que «o INEM faz uma regulação muito rigorosa e cuidada do seu material e não há qualquer registo de falta de material que ponha em causa a actividade nas ambulâncias».

No que se refere às queixas contra as empresas de transportes de doentes, o INEM esclarece que «não tem qualquer competência fiscalizadora», tendo apenas responsabilidade na atribuição de alvará a essas empresas e nas condições dos veículos. 
 
fonte: TVI24

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 21:49


Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  





Tags

mais tags