Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Domingo, 13.11.11

EPI... EMOCIONAL

Prevenir acidentes, minimizar situações colaterais de saúde física, protecção das funções do corpo do bombeiro, são entre estas e outras as funções do EPI que os bombeiros ostentam na salvaguarda das suas vidas.

Mas, e o EPI para os acidentes emocionais vividos a cada dia que passa com a vida e o bem dos outros nas nossas mãos?

Seremos seres insensíveis?

Seremos uns cobardes escondidos atrás dos problemas que são criados no desenvolver da nossa função diária, colocando-os atrás das costas e esperando que não se voltem a registar?

Quantas vezes passado algum tempo no combate, e com a boca a saber a sangue, uma pequena frase do colega serve de mote para uma explosão de raiva e stress no seio de uma equipa?

Podemos sempre vestir o EPI emocional...

Mas este tipo de equipamento não é físico, não pode ser vestido e despido quando precisamos dele, deve acompanhar-nos SEMPRE.

Como podemos proteger-nos das agressões emocionais vividas no desenrolar de uma operação de socorro?

•Prestar mais atenção a nós mesmos aumenta o grau de atenção e segurança e mantemo-nos mais alertas para os perigos que podem surgir.

•Cuidar dos nossos colegas, pois podem não se aperceber que estão a realizar um trabalho perigoso não isento de perigos.

•Presta atenção ao que te rodeia, um bombeiro cansado tem por norma baixar a guarda da atenção e poderá por em perigo toda a equipa.

•Controlar o ritmo de trabalho quando não se sabe a duração do trabalho a desenvolver.

•Quando há um aumento do cansaço por norma o bombeiro tem frequência a aumentar o grau de irritabilidade e agressividade na comunicação verbal com os colegas, trabalhar de seguida até a exaustão não vai beneficiar em nada o combate.

•O cansaço físico e mental expõe o bombeiro a um risco muito maior de sofrer um acidente durante as operações de socorro.

•Reconhece e aceita as ordens que são dadas pelo pessoal que coordena as operações mesmo que este se encontrem fora da área quente.

Pequenas normas como estas fazem grandes diferenças no sucesso das operações de socorro, o tempo dos papas fogos já lá vai.

Agarra-te á vida, com calma, respeito, e profissionalismo.
Fonte: FIRESHELTER52 - safeplace52.blogspot.com  


Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 00:36


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Novembro 2011

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930




Tags

mais tags