O projecto para a construção da Base de Apoio Logístico para os Bombeiros e Protecção Civil está praticamente concluído, devendo a Câmara de Castelo Branco lançar a obra a concurso brevemente.
Com um investimento de dois milhões e 500 mil euros, a nova base vai funcionar em articulação com o futuro aeródromo de Castelo Branco e fica situada em terrenos localizados junto à Recta do Lanço Grande, numa das saídas da cidade. A Base de Apoio Logístico tem uma área de construção de dois mil metros quadrados e integra 12 camaratas, com capacidade para 120 pessoas, nove quartos para pilotos de aviões ou helicópteros, uma sala de reuniões, uma sala de estar, e um refeitório, além das respectivas zonas de estacionamento.
O presidente da Câmara, Joaquim Morão, explica ao Reconquista que este complexo estará ligado ao próprio Aeródromo, constituindo-se assim como uma área logística muito importante. "Nos períodos em que ocorrem mais fogos, todos os bombeiros que se deslocam para a região ficarão ali instalados", explica o autarca.
O projecto já está aprovado na Protecção Civil e é nessa Base Logística que ficarão instalados todos os serviços de apoio aos bombeiros e à Protecção Civil. Será junto a essa Base que será construído o Aeródromo de Castelo Branco. Uma estrutura pela qual o autarca albicastrense se tem empenhado e que surge como uma das prioridades para 2011, estando já cabimentados no orçamento da autarquia três milhões 224 mil euros para este ano, e cerca de um milhão e 900 mil euros para 2012.
A construção do aeródromo, cujo projecto está em execução, vai permitir que se instalem em Castelo Branco alguns meios aéreos de combate aos incêndios florestais. Por outro lado, a cidade ficará dotada de um espaço que abre portas a outro tipo de voos.
in: Exclusivo Guarda.pt