Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Segunda-feira, 15.10.12

Miguel Macedo: 'Bombeiros Voluntários das Taipas fizeram um trabalho notável'

Os Bombeiros Voluntários das Taipas fizeram um trabalho “notável ao serviço da população.”
Foi desta forma que o Ministro da Administração Interna (MAI), Miguel Macedo, se referiu aos elementos que compõem os Bombeiros Voluntários das Taipas (BVT), e que ontem encerraram as comemorações dos 125 anos de existência.
“Num ano como este, cheio de dificuldades e dramático para os bombeiros, foi excelente a capacidade de resposta dada”, afirmou Miguel Macedo.

Hermenegildo Abreu, comandante dos BVT, afirmou, na mesma cerimónia, que “o corpo activo está tecnicamente bem preparado e é merecedor de todo o apoio da população”.
Ao ‘Correio do Minho’, Hermenegildo Abreu disse que apenas faz falta mais um veículo urbano de combate a incêndios e salienta o excelente clima que se vive na corporação.

Já o presidente da direcção da Associação Humanitária dos BVT, José Machado, lançou um apelo ao MAI, em matéria de apoios financeiros: “que se faça justiça”na aplicação do novo Plano de Financiamento dos corpos de bombeiros, para que os ‘Soldados da Paz’ não tenham que continuar “a t er de estender a mão para terem apoios”.
José Machado apresentou, ainda, um livro sobre os 125 anos da corporação.

Críticas da Liga de Bombeiros

A cerimónia ficou, ainda, marcada pelas críticas do presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) ao funcionamento da Autoridade Nacional de Protecção Civil Nacional.
Jaime Soares afirmou que a ANPC se intromete demais no trabalho dos bombeiros.
“A Protecção Civil não manda na GNR, não manda na PSP, porque é que mandam em nós, bombeiros? Queremos ter um comando único e ter mais autonomia”, defendeu Jaime Soares.

Sem se referir directamente ao assunto, mas em forma de resposta, o responsável pela pasta da Administração Interna diz que tem sido posto em prática um “esforço de implementar e melhorar a capacidade operacional e de formação de agentes da Protecção Civil.”
Fernando Vilaça, provedor dos associados da LBP fez uma dissertação sobre o futuro dos bombeiros voluntários, concluindo que “é necessário uma tutela que coordene os bombeiros portugueses”.
As comemorações dos 125 anos dos BVT tiveram início a 6 de Maio deste ano.
 
 
por Miguel Viana
fonte: Correio do Minho

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 08:10



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Outubro 2012

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031




Tags

mais tags