Sendo o cidadão corretamente considerado o pilar fundamental de todo o sistema de Protecção Civil, a interiorização de comportamentos preventivos e reativos adequados tem uma importância inquestionável. Há muito que entendemos que a consciencialização para uma verdadeira cultura de prevenção e segurança começa com os mais novos e é nesse sentido que temos desenvolvido projectos educativos passíveis de serem integrados desde os níveis mais básicos de ensino.
Estes projetos serão tão mais bem sucedidos quanto maior for a preparação de todos quantos têm por missão impulsionar valores e atitudes de segurança e proteção. Prova disso são os Clubes de Protecção Civil, um projecto que cumpre cinco anos de existência e que se mantém como referência pedagógica no ensino da proteção civil. Outros estão previstos ou mesmo já em curso, visando garantir que a educação e a preparação prática face a riscos e catástofes não seja apenas um conceito ou uma carta de intenções, antes um conjunto de gestos quotidianos.
Importa também manter os mais elevados níveis de rigor e qualidade nos demais níveis de ensino e formação. Por essa razão, a ANPC tem continuado a apostar no apoio às iniciativas da Escola Nacional de Bombeiros, nomeadamente no que respeita à valorização das suas infra-estruturas, na monitorização do funcionamento do Sistema de Formação dos Trabalhadores dos Serviços Municipais de Proteção Civil, e ainda na formação da sua própria estrutura técnica e operacional, destacando-se aqui o exigente programa de formação do Mecanismo Comunitário de Proteção Civil, em que já participaram 33 dos nossos quadros.