Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Sábado, 16.02.13

Protecção Civil afirma que desde 2006 têm sido feitos simulacros em túneis

Serviço Regional de Protecção Civil responde a Fernando Curto, presidente da Associação Nacional de Bombeiros
 
O Serviço Regional de Protecção Civil enviou esta tarde aos órgãos de comunicação social um esclarecimento relativamente às críticas feitas por Fernando Curto, presidente da Associação Nacional de Bombeiros, nas situações ocorridas em túneis nas últimas semanas e também no que concerne à formação de bombeiros.
 
De acordo com documento assinado por Luis Neri, o SRPC afirma que, contrariamente aquilo que afirma Fernando Curto, desde 2006 que têm sido feitos simulacros em túneis com extensão superior a 500 metros. Além disso, "em 2009, 2010 e 2011 o SRPC fez deslocar cerca de 70 bombeiros, incluído todas as estruturas de comando para além de equipas médicas de intervenção rápida, elementos da delegação regional da Cruz Vermelha Portuguesa, responsáveis do SRPC pelo comando regional das operações de socorro e da estrutura operacional da Via Litoral e Via Expresso, a Oviedo, em Espanha, para participar em acções de formação específicas para intervenções em túneis, no designado Tunnel Safety Testing. Esta infraestrutura é uma referência a nível europeu na qualificação dos agentes de protecção civil em matéria de intervenção em espaços confinados (túneis)", esclarece.
 
Sobre a formação de bombeiros, o SRPC afirma ser a entidade certificada pela Direcção Regional de Formação Profissional para ministrar formação nas vertentes de segurança e protecção de pessoas e bens e na emergência médica. "Concorrentemente com esta valência, o SRPC tem através da Escola Nacional de Bombeiros um conjunto de formadores certificados para desta forma garantir a qualificação aos agentes de protecção civil na Região".
 
No que concerne os meios e equipamentos, o SRPC afirma que as corporações de bombeiros da Região estão "suficientemente dotadas, salientando-se que, especialmente para as situações de intervenção em túneis".
 
No esclarecimento, a SRPC sublinha ainda que no decorrer deste ano de 2013, 5 dos 11 planos municipais de emergência de 2ª geração serão aprovados.
 
"A protecção e salvaguarda das pessoas e dos seus bens é prioritária para o Governo Regional da Madeira, que através do SRPC continuará empenhado em manter os elevados níveis de segurança e protecção existentes na Região Autónoma da Madeira", conclui o documento. 
 
 
por dnoticias.pt

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

por Diário de um Bombeiro às 20:28



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2013

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
2425262728




Tags

mais tags