Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Quinta-feira, 14.03.13

Incêndios: época de combate está à porta mas não há helicópteros

Bombeiros combatem chamas em Adanaia
(Rodrigo Baptista/LUSA)
Apesar do fornecimento dos meios aéreos já ter sido adjudicado à Everjets, assinatura do contrato está suspensa devido a uma providência cautelar
 
A época de combate aos incêndios começa a 15 de maio, mas ainda não há meios nem contratos para o fornecimento de helicópteros de combate aos fogos.

Apesar do fornecimento dos meios aéreos já ter sido adjudicado à Everjets, a assinatura do contrato está suspensa devido a uma providência cautelar do consórcio derrotado. Em causa está um conflito que começou em novembro do ano passado.

O Tribunal de Braga decidiu retirar do concurso a norma que exigia os manuais de voo dos helicópteros, alegando a existência de práticas restritivas da concorrência.

Com esta decisão foi adjudicada a candidatura da Everjets, já que apresentou uma proposta 1,4 milhões de euros mais baixa que a concorrente, de 39 milhões 923 mil euros.

Por este motivo, na semana passada, o consórcio perdedor avançou com uma queixa-crime por a Everjets ter apresentado manuais de voo falsificados de aparelhos de empresas estrangeiras.

Empresas como a Swiss Helicopter, Helibernina, Eliwork ou Eagle Helicopter garantem que nunca foram contactadas pela Everjets.

Uma situação que está a ser investigada pelo Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa.

A Everjets garante, porém, que já pagou uma caução de dois milhões de euros.

Este concurso público prevê a contratação, manutenção e aluguer de meios aéreos para um período de cinco anos. Mas só a 1 de julho vão ter de ser apresentados todos os 25 helicópteros.

A TVI contactou a EMA, a empresa pública que lançou o concurso, que não quis prestar declarações. Já o Ministério da Administração Interna garante que o concurso está a decorrer de acordo com o que está previsto na lei e que tem expectativas que não interfira com a época de maior risco de incêndios. 
 
 
por TVI24

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

por Diário de um Bombeiro às 20:02


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Março 2013

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31




Tags

mais tags