Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Quarta-feira, 02.03.11

Voluntários de Setúbal Apresentaram Novo VFCI

Os Bombeiros Voluntários de Setúbal apresentaram, no primeiro dia de Março, um novo Veículo Florestal de Combate a Incêndios na Praça do Bocage, num encontro informal que contou com a presença da presidente da CMS, Maria das Dores Meira, e do vereador responsável pela Protecção Civil, Carlos Rabaçal.

A nova viatura, orçada em cerca de 135 mil euros, é uma Mercedes Atego 1326 carroçada na empresa Jacinto e vem substituir o VFCI destruído em Julho de 2010 num acidente na Avenida Antero de Quental, em Setúbal, quando se dirigia para um incêndio florestal.

No choque, em que esteve envolvido também um autocarro de passageiros, ficaram feridos cinco bombeiros e dois passageiros do autocarro. Alice Marques, uma das feridas com gravidade, participou na apresentação da nova viatura, assim como Filipe Cesário, outro dos bombeiros acidentados e que, na altura, conduzia a viatura. Filipe Cesário foi, precisamente, o escolhido para fazer o primeiro percurso com o novo VFCI, desde esmoriz, onde foi carroçado, até Setúbal.

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, sublinhou a importância da aquisição do veículo de combate a fogos e adiantou que a Autarquia está a estudar um apoio financeiro à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Setúbal, responsável pelo financiamento de 20 por cento do valor da viatura, avaliada em 125 mil euros.

Os restantes 80 por cento são assegurados pela Autoridade Nacional de Protecção Civil, uma vez que o carro, um Veículo Florestal de Combate a Incêndios (VFCI), vem substituir uma viatura com as mesmas características, acidentada no Verão quando se deslocava em urgência para intervir num sinistro.

O novo VFCI, que, segundo o comandante da corporação, Paulo Sedas, constitui “um reforço assinalável do equipamento ao dispor dos Bombeiros Voluntários”, é um veículo mais completo e moderno do que o anterior.

A viatura todo-o-terreno possui um tanque com capacidade para três mil litros, aspersores de água para protecção da viatura, cabina pressurizada e material para equipas móveis de combate a incêndios no terreno, entre outras características.

Maria das Dores Meira destacou que “no Dia Internacional da Protecção Civil aproveitou-se para comemorar dois grandes feitos” para os bombeiros locais.

O comandante Paulo Sedas apresentou também à autarca e ao vereador da Protecção Civil, Carlos Rabaçal, um Veículo Tanque Táctico Urbano (VTTU), de 1989, completamente restaurado com meios humanos e técnicos dos Bombeiros Voluntários e da Câmara Municipal.

Este autotanque, orientado para apoio logístico e com capacidade para nove mil litros, beneficiou de uma intervenção que durou cerca de dois meses, a qual incidiu, principalmente, na conservação do chassis e da estrutura da viatura, bem como na renovação do sistema de abastecimento.

“Estamos de parabéns. Este é mais um sinal de que vale a pena juntar esforços”, salientou Maria das Dores Meira, referindo-se ao trabalho conjunto que tem sido desenvolvido pelos bombeiros e pela Câmara Municipal, de que resultou a recuperação do veículo, já ao serviço.

in: BV Setubal








Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 17:55


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Março 2011

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031




Tags

mais tags